Quatro pessoas foram assassinadas em sequência nos últimos dias no Município. Ainda na tarde de ontem, a Polícia Militar reforçou a segurança e iniciou uma operação de varredura nas áreas do tráfico.

Após a ocorrência de dois crimes de morte em menos de 24 horas, a histórica cidade de Icó (a 375Km de Fortaleza) recebeu reforço policial nesta terça-feira (22). Por determinação expressa do comandante-geral da PM, coronel-comandante PM Ronaldo Viana, a PM iniciou uma operação de varredura e desarmamento sob a coordenação do Comando do Policiamento do Interior Sul (CPI-Sul), com reforço de equipes do Batalhão Raio (BPRaio) e do Comando Tático Rural (Cotar).

Uma “guerra” entre duas quadrilhas de traficantes de drogas seria o motivo de uma onda de assassinatos na cidade de Icó nas últimas semanas. No último dia 22 de julho, Evandro Oliveira Pastor foi executado a tiros no Conjunto Residencial Walfrido Monteiro, na periferia da cidade.

Na manhã do dia 9 de agosto, um homem apontado como autor de crimes foi assassinado em plena BR-116, no girador de acesso ao Distrito de Icozinho. Tratava-se de Hallysson Rodrigues Correia, 28 anos, que era conhecido pelo apelido de “Gato a Jato”.

Já no começo da tarde de segunda-feira, o motorista Evandro Pinheiro de Moura, 32 anos, conhecido por “Branco”, foi assassinado, a tiros, dentro de um micro-ônibus do Transporte Escolar do Município. O crime foi praticado na presença de alunos de uma escola municipal que estavam sendo transportados no coletivo. Eles entraram em pânico e até as aulas foram suspensas diante da violência e ousadia dos matadores.

Menos de 24 horas depois, um novo crime foi praticado dentro da cidade de Icó. Foi na manhã de ontem (22), na porta de uma agência lotérica localizada na Rua Francisco Maciel. Tratava-se de Cristiano Ferreira dos Santos, conhecido por “Tatu Bola”, um ex-presidiário que respondia por crimes como lesão corporal e furto. Ele era natural do Município de São Miguel, no Rio Grande do Norte, e morava em um terreno invadido onde foram construídas casas populares no bairro Conjunto Delta.

Ação intensificada

Ainda na operação iniciada na tarde de ontem, a Polícia Militar apreendeu vários objetos que estariam em poder de traficantes na periferia da cidade. Os criminosos não foram localizados. No entanto, equipes do BPRaio continuam realizando uma varredura na periferia da cidade em busca de desarticular o tráfico de entorpecentes.

A operação está sendo coordenada pelo chefe do Comando do Policiamento do Interior Sul (CPI-Sul), tenente-coronel PM Gilvandro Oliveira.

Feminicídio

Ainda na cidade de Icó foi registrada uma tragédia familiar nesta terça-feira. Inconformado com a separação, um homem assassinou sua ex-companheira e logo em seguida praticou o suicídio. O caso ocorreu na localidade conhecida como Sítio Jacoca, no Distrito de Três Bodegas. O agricultor José Pereira barbosa Filho, 30 anos, assassinou a ex-esposa, Patrícia Ferreira da Silva, com um tiro de revólver. Depois, ele disparou um tiro no ouvido. A mulher foi atingida no peito e teve morte imediata. O acusado ainda foi socorrido para o hospital da cidade, mas não resistiu.