Jovem de 24 anos foi obrigado a repassar celular e senhas de contas bancárias. Suspeito fez 10 vítimas entre turistas de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Norte, além de vítimas em Fortaleza.

Jean Lima, 35 anos, preso pela Polícia Civil pelos crimes de roubo e extorsão contra turistas LGBTQIA+, não atacou apenas turistas que visitavam o Ceará. O g1 conversou com um jovem de 24 anos enganado pelo criminoso durante encontro no Bairro Maraponga, em Fortaleza. Na ocasião, a vítima — que preferiu não se identificar — foi sequestrada, teve celular roubado e sofreu ameaça de morte.

Apesar de ter sido alvo de mandado de prisão preventiva em 2021, o poder judiciário concedeu ao suspeito medida cautelar com uso de tornozeleira eletrônica. No entanto, o criminoso foi preso novamente pela Polícia Civil por voltar a praticar crimes.

Segundo o relato, o jovem, desempregado e sem sucesso em tentativas de emprego, decidiu fazer um cadastro em um site de anúncios de acompanhantes masculinos no dia 11 de abril. Horas depois, Jean entrou em contato com ele por ligação buscando conhecê-lo.

Os dois conversaram sobre os detalhes do encontro, cujo preço ficou acertado por R$ 140. O criminoso sugeriu que os dois fossem para a casa da irmã dele, por volta das 20h30. Ao se encaminhar para o endereço indicado, Jean chamou a vítima pelo WhatsApp e pediu que ela fosse para um supermercado no Bairro Maraponga.

Ao chegar, a vítima foi orientada pelo suspeito que o encontrasse na parada de ônibus próxima ao estabelecimento. Quinze minutos depois, o criminoso chegou em um carro.

No veículo, o suspeito perguntou se a vítima consumia drogas, e ela afirmou que não, por motivos profissionais. Em seguida, o suspeito afirmou que iria buscar entorpecentes antes de seguirem para o local combinado e pediu para a vítima dizer ser um morador das proximidades. “Com medo, só consegui confirmar. Mais à frente vi um cara na esquina, ele o cumprimentou e seguimos”, disse.

Depois daí, Jean passou a fazer ameaças e questionamentos, assustando a vítima. “Eu fiquei cego, mas acho que devia ter alguma arma no carro, eu escutava algo batendo com o balançado do carro na porta dele”, relatou.

Ainda conforme a vítima, ele ligou para uma pessoa ligada ao tráfico de drogas na região e colocou a ligação no viva-voz.

“O mesmo começou a perguntar quem era eu, que os informantes ja tinham dito que ele tava comigo no carro, que se eu fosse envolvido eu iria morrer, que ele me levasse logo pra lá pra eles se livrarem de mim”, afirmou.
Depois da ligação, Jean tomou o celular e a carteira do jovem, exigindo as senhas bancárias e de acesso ao celular. A vítima afirmou que, nesse momento, o suspeito reconfirmou todas as senhas informadas testando uma por vez ainda no veículo. Ele ainda chegou a querer uma transferência bancária naquele instante, mas a vítima retrucou dizendo que teria os dados dele após a operação.

Jean Lima se revoltou com a resposta e o ameaçou de morte, levando o carro até uma rua escura. Lá, ele mandou a vítima descer do carro e entregar o RG, afirmando que levaria o celular pro “dono da bocada” analisar as fotos. A vítima relatou que seria morta caso algo suspeito fosse encontrado.

“Eu ia morrer com certeza, passou todo um filme e me senti mal em saber que eu não iria conseguir nem me despedir dos meus pais”.
Na sequência, Jean Lima deixou o jovem na rua e saiu com o carro em alta velocidade. Sozinha, a vítima buscou uma pessoa no local e acionou a polícia.

Outras vítimas
Jean Lima fez, pelo menos, dez vítimas. Entre elas, estão oito turistas do Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Norte, além de uma mulher residente em Fortaleza.

Após ser detido, o criminoso foi conduzido à sede da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) e ficou à disposição da Justiça. A Polícia recomendou que outras vítimas do suspeito se apresentem ao órgão para a continuidade das investigações.

Como denunciar
Quem tiver informações que possam ajudar no trabalho policial pode repassá-las para os seguintes números:

181, Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS);
(85) 3101-0181, WhatsApp da SSPDS, por onde podem ser enviadas mensagens, áudios, vídeos e fotos:
(85) 3101-2488, telefone da Deprotur.

Nossa página no Instagram
https://www.instagram.com/quixeramobim_news/

Nossa Página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/