A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou, nesta terça-feira (23), uma operação na cidade de Itapipoca, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17), com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em crimes de estelionato, falsa identidade, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As investigações realizadas durante seis meses apontam que os alvos teriam movimentado cerca de R$ 35 milhões. Os detalhes da operação foram apresentados na manhã desta quarta-feira (24) em coletiva de imprensa, na sede da Delegacia de Narcóticos (Denarc), no bairro de Fátima, em Fortaleza.

No total, foram cumpridos 81 mandados judiciais, sendo eles de busca e apreensão, prisão preventiva e de sequestro de bens. Durante a ofensiva policial, foram apreendidas seis armas de fogo, mais de R$ 50 mil reais, joias, centenas de cartões bancários, onze carros de luxo, uma motocicleta, além de 23 imóveis sequestrados e bloqueio de contas bancárias dos alvos investigados.

As investigações iniciaram a partir das apurações do crime de lavagem de dinheiro do grupo. A ação consistia na conversão de recursos financeiros oriundos do estelionato, que gerava lucros e era convertido em patrimônio. O patrimônio, como apontam os levantamentos policiais, era registrado em nome de “laranja”, sendo esta, a forma de ocultação dos bens, tentando tornar o que era ilícito em bens lícitos, configurando assim o crime de lavagem de dinheiro. Ainda conforme as investigações, os crimes eram cometidos contra instituições financeiras mediante a abertura de contas fraudulentas com a utilização de documentos falsificados.

Entre os 16 alvos da operação, 12 possuíam mandados de prisão domiciliar com monitoração por meio de tornozeleiras eletrônicas. Destes, dez foram devidamente localizados e cumprida a medida cautelar de utilização das tornozeleiras. A operação contou com o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que mandou equipes junto com os policiais civis para instalar os equipamentos de monitoração nos alvos. Também foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva contra quatro pessoas. Um dos alvos, um homem, também foi autuado em flagrante, pois, no momento da prisão, foram encontradas quatro armas de fogo.

Todo o material apreendido durante as buscas, exceto as armas localizadas durante o flagrante, foi transferido para Fortaleza. Os ilícitos servirão de subsídio para a continuidade das investigações da Delegacia de Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro (DCCLD). Os carros apreendidos foram: dois Camaros, três Corollas, dois Jeep Compass, duas Hiluxs, uma Trailblazer, um Argo e uma motocicleta XRE 300 cilindradas. A PCCE já trabalha na solicitação de alienação antecipada dos veículos para a preservação do valor financeiro e eventual reversão em favor do Estado.


Nossa página no Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber