Com mais de sete anos de carreira na Polícia Militar do Estado do Ceará e há mais de seis lotado no Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), o soldado Allan Christiann foi sinônimo de coragem e personagem fundamental em uma ação desencadeada, nesta manhã (27), em Fortaleza, que resultou nas apreensões de quatro adolescentes assaltantes. Mesmo durante a sua folga, o profissional de segurança perseguiu o bando, que chegou a atropelar três pessoas, que estavam em duas motocicletas.

O fato iniciou no cruzamento das Avenidas Bezerra de Menezes com José Jatahy, no bairro São Gerardo, Área Integrada de Segurança (AIS 04), quando o policial do BPRaio, que estava a paisana, foi avisado por populares acerca de um grupo criminoso que estava em um veículo roubado, que se encontrava parado no semáforo. Ao perceber a atitude do policial militar, na moto, os suspeitos empreenderam fuga pela faixa exclusiva de ônibus, chegando a ultrapassar o sinal vermelho. Rapidamente, o soldado Christiann saiu em perseguição aos indivíduos, que durante a tentativa de fuga, chegaram a passar por cima de uma calçada, quase atropelando os transeuntes que passavam pelo local.

A ação criminosa se estendeu por várias ruas, até chegar as proximidades de um shopping situado no bairro Presidente Kennedy (AIS 06). Na Avenida Doutor Theberge, os suspeitos colidiram o veículo em duas motocicletas. Uma das vítimas, uma mulher, foi socorrida em estado grave para o Instituto Dr. José Frota (IJF). Com a colisão, o carro teve o eixo dianteiro danificado, obrigando os menores a empreenderem fuga a pé. Percebendo a presença do militar do BPRaio, um dos indivíduos chegou a efetuar um disparo contra ele. “Haviam muitos cidadãos próximos e pela responsabilidade do tiro policial, eu optei inicialmente, por não revidar e manter a perseguição aos indivíduos”, revelou o profissional de segurança. Após isto, os suspeitos empreenderam fuga para o  estacionamento do shopping, chegando a render um funcionário do local e mantendo-o como refém.

Enquanto a ocorrência seguia em andamento, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) recebia os detalhes e acionava a viatura do BPRaio mais próxima ao local. De imediato, a composição diligenciou com destino ao prédio comercial. Ao passo que a equipe se deslocava, o soldado Christiann manteve o contato visual e avistou quando o grupo abordou um segundo veículo. Neste momento, agindo rápido no intuito de evitar a fuga dos criminosos, o policial, com o apoio de vigilantes do estabelecimento, verbalizou contra os indivíduos, que sentiram-se cercados e decidiram se render.

Concomitantemente, a equipe do BPRaio também chegou ao ponto, onde deu apoio às capturas dos adolescentes infratores, que tinham idades entre 16 e 17 anos. Com eles, foi apreendido um revólver calibre 38, com uma munição deflagrada. Além disso, todos já respondiam a atos infracionais por crimes como tráfico de drogas, roubo a pessoa e de veículo, lesão corporal dolosa, contravenção penal e crime contra a fé pública. O veículo, que foi alvo da tentativa de assalto no estacionamento, foi restituído a vítima. Já o grupo foi conduzido para a sede da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde responderão a um ato infracional análogo ao crime de roubo.