Papa Francisco nomeia pároco de Quixeramobim bispo de diocese no Maranhão; fiéis comemoram

O padre Evaldo Carvalho dos Santos, atualmente pároco da Paróquia Santo Antônio, em Quixeramobim, foi nomeado pelo Papa Francisco bispoda diocese de Viana, uma cidade do Maranhão com pouco mais de 52 mil habitantes de acordo com o último censo do IBGE, distante 217 km da capital, São Luiz. Ele será o sexto bispoa assumir a diocese maranhense, vacante desde a saída de dom Sebastião Lima Duarte, transferido para a diocese de Caxias, também naquele Estado, em dezembro de 2017.
A nomeação do padre cearense, natural de Fortaleza (CE) foi divulgada pela Nunciatura Apostólica no Brasil nesta quarta-feira (20). A decisão do papa Francisco foi motivo de festa entre a comunidade católica em Quixeramobim. Ele havia assumido a paróquia de Santo Antônio, nesta cidade do Interior do Ceará, em marçodo ano passado, no quarto domingo de quaresma.
De acordo com a Diocese de Quixadá, padre Evaldo dos Santos cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional, em Belém (PA). Fez Especialização em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi ordenado presbítero no ano de 1998, em Fortaleza.
O novo bispo já exerceu as funções de Superior Provincial da Província de Fortaleza da Congregação da Missão, de 2010 a 2016; foi diretor do Seminário da Província de Fortaleza no período de 2000 a 2008; membro da Diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) no Núcleo Fortaleza, de 2000 a 2003; foi pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Fortaleza, em 2009 e de 2016 a 2018 e vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Fortaleza, de 2010 a 2013.
Saudação
O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, enviou saudação ao novo bispo e agradeceu o Papa Francisco pela nomeação. “Padre Evaldo, sinta-se acolhido como novo membro da nossa Conferência Episcopal. Desejamos um fecundo ministério, sob a proteção da Mãe de Jesus e nossa. Em Cristo,”, destacou dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo Auxiliar de Brasília, Secretário-geral da CNBB.
Com informações Diário Sertão Central
Curta nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/
Deixe um comentário