O prefeito Ilário Marques e os deputados Raquel Marques e Osmar Baquit acompanharam Cirilo Pimenta na solenidade.

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (24) no auditório da Câmara Municipal de Quixadá o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Cirilo Pimenta, fez a entrega de 441 títulos de terra a agricultores familiares deste Município do Centro do Estado. A ação faz parte do Programa de Regularização Fundiária, executado pelo Idace.

prefeito de Quixadá, Ilário Marques, a primeira-dama e deputada estadual Raquel Marques, o deputado estadual Osmar Baquit, o presidente da Câmara Municipal, José Ivan Benício, o secretário de Agricultura do Município, Kleber Júnior e ainda um representante do Cartório de Registro de Imóveis participaram da entrega dos títulos diante do auditório lotado, em parte por representantes de algumas entidades oficiais e de classe.

De acordo com Cirilo Pimenta,  o Programa é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República (SEAD).

Este ano, o Idace já entregou 6.372 títulos de propriedade rural em 60 municípios cearenses. A certificação garante vários benefícios ao proprietário da terra, agora legalizada. Dentre as vantagens adquiridas com o título está a aquisição de recursos junto aos bancos oficiais para o desenvolvimento de projetos focados na agricultura familiar.

Ainda de acordo com o Idade, o Ceará tem uma área territorial estimada em 14.867.674 hectares. Com o Programainiciado em 2007, a previsão é de cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar 209.300 famílias. Além do cadastro, até 2020, será concluído o georreferenciamento de toda a área rural de 182 municípios cearenses. Apenas Fortaleza e Eusébio não estão incluídos, completou Cirilo Pimenta.

Com informações  Diário Sertão Central