Terra de Antônio Conselheiro e de inscrições rupestres, a cidade do interior do Ceará combina história e belezas naturais.

Igreja Matriz da cidade, construção do Século XVIII

O interior do Ceará reserva atrações turísticas e culturais que muita gente nem imagina. Exemplo disso é Quixeramobim, a 240 quilômetros da Capital, uma terra que combina natureza e história como poucas, como mostra matéria da Rede Jangadeiro FM.

A cidade de 76 mil habitantes é, por exemplo, terra natal de Antônio Conselheiro, líder religioso que fundou Canudos. Sua vida é retratada, por exemplo, no Memorial Antônio Conselheiro, que neste ano completa 20 anos de criação e dispõe ainda de anfiteatro e biblioteca.

A casa do beato também está aberta a visitação. E essas são só algumas atrações do Centro Histórico da cidade, que ainda conta, por exemplo, com a Igreja Matriz, datada do Século XVIII, e a Casa de Câmara e Cadeia, patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Saiba mais

Mas Quixeramobim também é rica de recursos naturais. São trilhas, monólitos e sítios arqueológicos com inscrições rupestres disponíveis à visitação. É o caso do Terreno de Santa Maria, patrimônio natural da cidade.

E quem quiser levar um pouco da cidade na volta, ainda pode dar uma passadinha na Casa do Artesão e levar cartões postais, peças em bordado e crochê, pinturas, esculturas e outras obras de artistas locais.

Com informações de Gabrielly Frutuoso, da Rede Jangadeiro FM: