Chuvas fazem açude Gavião atingir 91,93% de sua capacidade total

O açude Gavião, reservatório que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), atingiu neste sábado, 25, 91,93% de sua capacidade total de armazenamento – 53 milhões de metros cúbicos de água. A marca atingida é a maior desde março do ano passado, quando o reservatório chegou a armazenar 92, 32%.

Nos últimos sete dias, os maiores aportes ocorreram em General Sampaio, Araras, Castanhão, Itaúna e Acaraú Mirim. Atualmente, 43 açudes ainda permanecem com volume morto, enquanto 20 permanecem secos.

Confira os aportes das bacias hidrográficas monitoradas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)

De acordo com o portal hidrológico do órgão, nas últimas 24 horas foi registrado aporte de água em 63 açudes. Neste período, houve um aumento de 17.134.249 m³ no volume armazenado. Considerando a estimativa do volume evaporado e o volume liberado neste período, podemos afirmar que houve um aporte de 20.730.187 m³

Açudes sangrando

No Ceará, há quatro açudes sangrando. Eles estão localizados nos municípios de Altaneira, Maranguape, Massapê e Saboeiro. As informações constam no último boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), divulgado nesta sexta-feira, 24.

Além dos reservatórios em sangria, dois açudes estão com volume acima de 90% – São Pedro Timabúba (91,85%), em Miraíma, e Itaúna (94,08%), em Granja. O Ceará possui 118 açudes com volume abaixo de 30%.

Neste mês, o Tijuquinha, em Baturité, atingiu a sangria no reservatório, mas por causa de uma operação de desassoareamento, a barragem secou. Com informações O Povo