Dando continuidade aos trabalhos policiais visando à diminuição dos índices criminais na Capital e Região Metropolitana, as Forças de Segurança do Estado e instituições parceiras realizaram mais ações ostensivas em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado e, no bairro Cocó (AIS 10), em Fortaleza. As operações intituladas de “Apostos” e “Cerco Fechado” ocorreram nessa quinta-feira (13) e sexta-feira (14). Durante as ofensivas, um homem foi preso por força de mandado de prisão preventiva pelo crime de roubo.

Em Fortaleza, as diretrizes do gestor da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, seguiram durante todo o período diurno de hoje (14), com a operação “Cerco Fechado”. As ações policiais se concentraram no bairro Cocó ( AIS 10). O objetivo foi reprimir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP). Além disso, houve saturação policial e abordagens a pessoas e veículos que transitavam pela região.

A operação contou com um efetivo de 116 agentes de órgãos vinculados da SSPDS, como a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de instituições parceiras, como a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Ao todo, foram utilizadas 28 viaturas, 27 motos, dois carros de reboques, uma ambulância, uma aeronave e quatro cavalos. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS deu suporte aéreo às equipes em solo. Os trabalhos policiais continuam na região.

Operação Apostos

Já na Região Metropolitana, os trabalhos da “Operação Apostos” se concentraram nos bairros Itambé, Parque Soledade, Curicaca, Grilo, Jurema e Padre Romualdo. Durante as diligências, nessa quinta-feira (13), Natanael de Sousa Azevedo (32) foi preso. Contra ele, um mandado de prisão preventiva pelo crime de roubo foi cumprido. Conforme levantamentos policiais, o homem possui ainda antecedentes por furto, receptação e crime contra a administração pública.

As ações da Apostos são conduzidas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). De acordo com a delegada Socorro Portela, coordenadora da Copol, o intuito das saturações é contribuir com a diminuição dos crimes em áreas com maiores índices de criminalidade.

“As operações são realizadas com base em dados extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). As áreas monitoradas na Capital e na Região Metropolitana são locais que apresentam uma maior incidência de crimes. O intuito das fiscalizações, cumprimentos de mandados e prisões é diminuir essa mancha criminal”, destacou ela.

O total de efetivo empregado na Apostos foi de 86 servidores, além de 19 viaturas, 12 motos, três reboques, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma aeronave da Ciopaer.

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber