Mais de 500 duplas de vaqueiros participaram da tradicional vaquejada de Quixeramobim.

Uma das mais tradicionais vaquejadas do Interior do Ceará, a do Parque de Vaquejada de Quixeramobim, no Sertão Central, se encerrou no início da madrugada desta segunda-feira (11) com a participação de mais de 500 duplas de vaqueiros. O número de participantes só não foi maior em razão do impasse na Justiça provocado pelo Ministério Público, se manifestando contra a realização do evento.

Como o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) só pode apreciar a liminar impetrada pela Associação Brasileira de Vaquejadas (ABVAQ) três dias antes da realização do evento que este ano chegou a sua 28ª edição, muitas equipes, principalmente de outros estados, desistiram da viagem a Quixeramobim. Seriam pelo menos 200 duplas a mais, explicou o presidente da Associação Cearense de Vaquejada (ACVAQ), Abelardo Ribeiro.

Caravanas de todo o Estado seguiram para a tradicional vaquejada de Quixeramobim.

Ribeiro também foi um dos médicos veterinários da vaquejada e assegurou terem sido cumpridas todas as normas de tratamento dos animais, tanto bovinos quanto os equinos. Da cama de areia com 50 centímetros de profundidade na pista a observação de qualquer ferimento nos animais, tudo foi criteriosamente inspecionado, como tem ocorrido em todas as vaquejadas realizadas no Estado.

Todos os animais foram bem tratados, inclusive com hidratação constante nos bastidores da pista.

Segundo os organizadores da 28ª Vaquejada de Quixeramobim, durante os quatro dias de competições foram gerados pelo menos 1.500 empregos temporários direitos e indiretos. Mais de 10 mil pessoas visitaram o Parque de Vaquejada. Os hotéis e restaurantes da cidade, até os postos de combustíveis lucraram com o evento. Os vaqueiros também. Foi distribuído um total de R$ 63 mil em prêmios, para diversas categorias, incluindo amador, profissional e feminina.

Com informações Diário Sertão Central.