O desfile histórico-cultural em homenagem ao aniversário de Antônio Conselheiro se tornou tradição em QuixeramobimEscolas de Quixeramobim participarão na tarde desta terça-feira, 13 de março, feriado municipal, dia dedicado ao mártir da Guerra de CanudosAntônio Conselheiro, de um desfile temático em homenagem a esse personagem histórico nascido nesta cidade do Sertão Central. O cortejo faz parte da programação do Conselheiro Vivo, elaborada e realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Natural de Quixeramobim (Iphanaq).

14ª edição do Conselheiro Vivo, como o movimento dedicado à preservação da memória e da histórica de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, teve inicio na manhã da última quarta-feira (7), também com a realização de um cortejo. À noite foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal. O tema debatido foi “Os desafios para uma Cultura sem corte, sem desmonte”.

Nos dias seguintes, foram realizadas apresentações artísticas, dentre elas do Museu da Boneca de Pano, palestra com a arqueóloga Marcélia Marques, professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sobre a sua casa e a sua identidade patrimonial, e até celebrada uma missa na Igreja Matriz de Santo Antônio, em memória de Antônio Conselheiro.

A programação continuou com uma oficina de cordel, realizada pelo cordelista Arievaldo Viana, o Literatura Sesc, com contação de histórias e oficina literária com as contadoras de histórias Lilian e Valéria, o Bazar das Letras, com o lançamento do livro “Santaninha um Poeta Popular na Capital do Império” e uma performance literária com o poeta José Américo, de Canudos (BA). Na Casa do Conselheiro foi realizado o Museu Vivo, debatendo os fatos que marcaram a vida do líder messiânico.

Também teve sessão solene conjunta da AquiletrasCâmara Municipal de Quixeramobim, com o lançamento das produções dos alunos, palestra com professor Pedro Vasconcelos, a entrega da comendaAntônio Conselheiro ao professor João Arruda, à agricultora e líder comunitária Maria Lima e ao guia turístico João Batista Lima, de Canudos. O Sesc Ler homenageou a artesã Hilda do Carmo de Queiroz, em reconhecimento a sua importância como memória viva da história local.

Palestras e debates são promovidos pelo Iphanaq durante a programação do Conselheiro Vivo

Ainda conforme os organizadores, este ano o tema central discutido do Conselheiro Vivo foi “Preservando a cultura, a história e fortalecendo a democracia”. A programação teve continuidade durante sete dias. As secretarias de Educação e de Cultura do Município, a Academia Quixadaense de Letras (Aquiletras), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixeramobim (STTRQ), SESC, foram parceiros do Movimento este ano.