O Serviço Social do Comércio (Sesc) realizará neste sábado (10) em Quixeramobim uma nova edição do projeto Bazar das Letras. Segundo o Sesc, a programação apresentará ao público o lançamento dos ensaios biográficos sobre Fausto Nilo, Antônio Conselheiro e Antônio Sales, personalidades que caracterizam o Ceará, por meio da história e do papel desempenhado na sociedade de suas épocas.

O movimento literário, com entrada gratuita, será realizado a partir das 16 horas na Escola Profissionalizante Dr. José Alves da Silveira. Durante a apresentação dos livros, estarão presentes Fausto Nilo, um dos personagens retratados na biografia; Rodrigo Marques, poeta, professor e escritor do perfil de Antônio Sales; Osvaldo Costa, psicanalista com pesquisas sobre Antônio Conselheiro; e o escritor Bruno Paulino.

As personalidades

Fausto Nilo é natural de Quixeramobim. Além de arquiteto desde 1970, atuando até os dias de hoje, com especial interesse por assuntos referentes a cidades, planos diretores de urbanismo, espaços de uso público e equipamentos culturais, com destaque para o seu principal projeto: o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Ele também e cantor e compositor. Na época da faculdade iniciou suas atividades de letrista, tendo construído um repertório de cerca de 400 canções interpretadas por artistas como Raimundo Fagner, Moraes Moreira, Gal Costa, Maria Bethânia e Ney Matogrosso.

Antônio Sales nasceu Paracuru. Ele foi um romancista e poeta brasileiro que ocupou diversos cargos políticos. É muito lembrado como uma das figuras mais marcantes da literatura cearense e por ter fundado a Padaria Espiritual, que ganhou bastante visibilidade por sua forma irônica e irreverente de criticar a “provincianidade” fortalezense de sua época. É o patrono da Academia Cearense de Letras e foi batizado por Rachel de Queiroz como “padrinho e figura suprema das letras no Ceará”.

A terceira personalidade de destaque no ensaio é Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido em todo o Brasil como Antônio Conselheiro. Ao se tornar líder religioso adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre camponeses, índios e escravos recém-libertos, e que foi destruído pelo Exército da República na chamada Guerra de Canudos em 1896. Antônio Conselheiro também nasceu em Quixeramobim. Com informações Diário do Sertão Central.