O tema já havia sido levado à discussão após votação em 2014 e foi novamente apresentado por cidadãos duas vezes nos últimos meses.

Diversas Ideias Legislativas sobre o tema do desarmamento têm ganhado popularidade no site do senado, onde as propostas podem receber apoios públicos. Após 20 mil apoios, as Ideias Legislativas tornam-se Sugestões e irão a debate entre senadores, podendo evoluir para projetos de lei futuramente.

Das principais e mais recentes Ideias, diversas tratam do mesmo assunto: O fim do Estatuto do Desarmamento, que foi implementado no fim do ano de 2003, a fim de ser uma solução para o problema da violência no Brasil. A mais famosa das Ideias Legislativas com essa proposta recebeu, ao fim do prazo para apoio, quase três vezes mais apoios do que eram necessários para levar o tema à discussão. Mas além deste, outro com pedido similar atingiu também a meta de 20 mil apoios, fortalecendo e dando mais uma oportunidade para debate do tema no Senado.

Chega ao STF primeira ação que pode levar à ampla legalização do aborto no Brasil

Com prazo para o dia 5 de maio deste ano, a Ideia Legislativa mais recente sobre o tema pede pela legalização do porte de arma de fogo para pessoas com ficha criminal limpa. Assim como a proposta mais famosa e já finalizada, o autor desta argumenta que o Brasil é, atualmente, um país onde o “delinquente” tem acesso ao Porte de armas, enquanto o “cidadão de bem”, não. Segundo o mesmo, ainda, haviam menos mortes no país antes do #Estatuto do Desarmamento, de forma que o mesmo não está cumprindo seu objetivo.