Ceará teve chuva forte acompanhada de raios e trovões em todas as regiões na madrugada desta quarta-feira.

O céu da cidade de Iguatu, no interior do Ceará, foi iluminado por um raio na madrugada desta quarta-feira (23). O fenômeno impressionou quem estava acordado. “Acordo cedo para viajar todos os dias, mas hoje eu fiquei um tempo observando a chuva e vi o céu totalmente claro, ficou de dia por um segundo. Foi impressionante”, disse o comerciante Alan Barbosa.

José Monteiro e a mulher registraram o momento que o raio iluminou a cidade, por volta das 4h30. “Minha esposa estava acordada, ela acorda bem cedo e cuidava dos dois filhos pequenos. Ela começou a filmar e de repente viu aquilo”, conta.

“Foi um raio grande e bonito, mas ninguém se feriu, não destruiu nada”, afirma.

Iguatu teve uma chuva de 53 milímetros na madrugada desta quarta, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Houve chuva em municípios de todas as regiões do estado com intensidade de raios e trovões.

De acordo com os dados da Enel Distribuição Ceará o estado já recebeu 90.433 raios em 2022. Os dados são atualizados nesta terça-feira (22).

Os municípios mais atingidos são:

Granja: 4.491
Santa Quitéria: 2.647
Crateús: 2.613
Morada Nova: 2.525
Russas: 1.686

Dentre as macrorregiões mais afetadas no estado, o Vale do Jaguaribe lidera os registros, com um total de 13.035 raios; seguido pelo Sertão de Crateús (12.347) e pelo Centro-Sul (12.042). Ainda segundo a Enel, até agora, março deste ano passa a ser o mês com maior número de raios entre 2021 e 2022, com mais de 37 mil registros.

Cuidados em casa durante tempestade
Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada; Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
Evitar consertos de instalações elétricas;
Se possível, permanecer em casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:
Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Nossa página no Instagram
https://www.instagram.com/quixeramobim_news/

Nossa Página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/