O Governo do Ceará inaugurou, neste sábado (12), o sistema de videomonitoramento integrado de segurança do município de Quixeramobim, no sertão central. A solenidade foi presidida pelo governador Camilo Santana que, na ocasião, também instalou oficialmente o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no município.

Quixeramobim é mais uma cidade do Ceará a receber o sistema de videomonitoramento integrado de segurança. Entre outras cidades acima de 50 mil habitantes contempladas.

As câmeras estão dispostas pela cidade – entre as com giro 360 graus, as com tecnologia para ler placas de veículos, além de uma câmera interna na sala de videomonitoramento.

“São câmeras de aproximação, com qualidade de imagens inclusive a noite, estamos oferencendo o que há de melhor para a segurança pública no Ceará e damos um recado aos bandidos: o Ceará está preparado para colocar a bandidagem na cadeia ou para correr daqui”, enfatizou o governador.

O projeto de videomonitoramento prevê a instalação de cerca de 700 câmeras em 38 cidades com população acima de 50 mil habitantes do Ceará. O investimento anual do Governo do Ceará na disposição das câmeras e operação do serviço é da ordem de R$ 20 milhões para as 38 cidades. A central de Fortaleza tem acesso a todas as câmeras.

“Nós contratamos o serviço. Então a empresa que fornece o serviço se responsabiliza pela manutenção das câmeras e isso gerou uma importante economia para o Estado do Ceará”, explicou o governador.

Foto Revista Central

A central de videomonitoramento fica na sede de Companhia de Policiamento da cidade. O governador Camilo Santana visitou a sede da companhia para acompanhar de perto o sistema de videomonitoramento e também o Batalhão do Raio.

Quixeramobim receber o Batalhão do Raio, grupamento de polícia motorizada, em sua fase de interiorização. São 37 homens, 16 motos e uma viatura. O investimento é de R$ 900 mil. A sede exclusiva do Batalhão foi construída em parceria com a Prefeitura.

O secretário da Segurança Pública, André Costa, destacou as realizações do Governo do Ceará na área da segurança pública em Quixeramobim, como a entrega das 16 motos e uma viatura, e o aumento do efetivo com a chegada do BPRaio. “Somos acima de tudo servidores públicos e temos que agir com respeito mas diante de bandidos, temos que agir com autoridade”, destacou o secretário.

“Recebam muito bem os policiais do Raio, pois eles estão aqui para ajudar e complementar o trabalho da polícia ostensiva em Quixeramobim”, apelou o governador Camilo Santana ao final da solenidade.


A população de Quixeramobim acompanhou toda a solenidade. E comemorou o reforço na segurança do município. “É uma coisa muito boa para a nossa cidade com mais policiais e com o monitoramento 24 horas, vai ser muito bom para o cidadão de bem”. Afirmou um morador da cidade.

Assista a apresentação do BPRaio 

👍🏻Curta nossa página no Facebook 👇🏻

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/