a terceira maior do estado durante a madrugada desta quinta-feira Choveu em 105 municípios cearenses entre as 7 horas dessa quarta-feira, 1º, e as 7 horas desta quinta-feira, 2, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme)

Choveu em 105 municípios cearenses entre as 7 horas dessa quarta-feira, 1º, e as 7 horas desta quinta-feira, 2, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). A maior precipitação foi anotada em Itaiçaba, com 121.4 mm, seguida do registro de Iracema, com 70 mm, e Quixeramobim, com 60 mm.

Em Fortaleza, choveu 42.4 mm nesta madrugada, no posto da Água Fria. Outras cidades com volumes significativos foram: Madalena (58 mm), Cruz (58 mm), Bela Cruz (55 mm), Alto Santo (54 mm) e Beberibe (53 mm).

As chuvas no último mês de fevereiro superaram a média histórica em 33.3%, conforme atualização da Funceme nesta quinta-feira. O Ceará teve 158.1 mm de chuva, enquanto no mesmo período do ano passado foi anotado apenas 53.2 mm. Com isso, aumentam as chances para o fim da seca no Ceará, embora a possibilidade de escassez de chuvas nas regiões dos açudes estratégicos ainda preocupe.

Agora, a expectativa é que as chuvas de março melhorem a recarga dos açudes. Nos dois primeiros meses deste ano, os reservatórios tiveram recarga de 142,2 milhões de metros cúbicos (m³). Por enquanto, apenas um açude possui volume acima de 90%: Caldeirões (Saboeiro).

Outros 51 açudes estão com volume morto, quando o nível fica abaixo da tubulação feita para liberar a água acumulada. Além disso, 32 reservatórios estão com volume seco, o que significa que a água está em quantidade mínima e não tem possibilidade de uso.

A imagem do satélite GOES-13, utilizado pela Funceme, aponta nuvens mais significativas sobre o noroeste do Ceará devido à presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN). Já a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico vinculado à quadra chuvosa no Estado, está afastada do setor norte do Nordeste brasileiro.

A previsão para esta quinta-feira, 2, é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões. Essa também é a previsão para esta sexta-feira, 3. No sábado, 4, há possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões. Com informações O Povo