Dando seguimento ao trabalho de fiscalização e de combate ao crime ambiental, o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu, na manhã desse domingo (20), 172 pássaros da fauna silvestre brasileira e um macaco sagui na feira da Parangaba – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza.

A ação ocorreu após os policiais militares receberem uma denúncia de que um homem estava comercializando ilegalmente os animais silvestres. Rapidamente, equipes do BPMA foram até o local, onde detiveram um suspeito com os pássaros e o macaco. Outro indivíduo tentou fugir da abordagem policial, mas foi detido com uma mochila, em que carregava seis aves periquitos do sertão.

Ao todo, o BPMA apreendeu 172 animais, entre aves das espécies corrupião, galo de campina, coruja, golinha, bigodeiro, papa capim, canário da terra, azulão, periquito do sertão, periquito verde, jandaia verdadeira, papagaio verdadeiro e periquito tuim, além do macaco sagui.

Os suspeitos foram conduzidos até a delegacia do 30º Distrito Policial (30º DP). Na unidade, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor dos dois homens. As aves apreendidas foram encaminhadas ao laboratório da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O macaco sagui foi levado à clínica Bicho do Mato, em Fortaleza.

A PMCE ressalta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime ambiental. A população pode realizar denúncias de crimes ambientais através do número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Nossa página no Instagram
https://www.instagram.com/quixeramobim_news/

Nossa Página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/