A decisão foi divulgada por Camilo Santana na tarde desta sexta-feira (4). Medidas são tomadas em prevenção à piora dos índices de Covid-19.


Os dias de carnaval não vão ser ponto facultativo nos órgãos públicos do Ceará, conforme decisão do governo estadual, anunciada na tarde desta sexta-feira (4) por Camilo Santana (PT). Além disso, eventos vão permanecer com capacidade reduzida de 250 pessoas em ambientes fechados e 500 pessoas em ambientes abertos. O feriado de carnaval em 2022 será no dia 1º de março.

O governo também recomendou que instituições de ensino e estabelecimentos comerciais continuem funcionando normalmente durante o período. Além disso, propõe que os dias trabalhados durante o carnaval sejam recompensados posteriormente.
Eventos corporativos, entretanto, tiveram a permissão para capacidade de público aumentada no novo decreto. Agora, é possível acolher 1.500 pessoas em ambientes fechados e 3 mil em ambientes abertos.

Confira todas as decisões abaixo:

  • Não haverá ponto facultativo concedido por entidades e órgãos públicos;
  • Recomendação às instituições de ensino a fim de que funcionem normalmente;
  • Recomendação aos órgãos representativos competentes para a abertura do comércio, serviços e indústria;
  • Recomendação, ainda, da compensação, em data futura, dos dias trabalhados nesse período.
  • Ainda definimos pela manutenção da capacidade para eventos de 250 pessoas em ambientes fechados e 500 pessoas em ambientes abertos. Sempre com o cumprimento dos protocolos sanitários e a exigência do passaporte da vacina.
  • A fiscalização deverá ser intensificada.
  • Para congressos, seminários e outros eventos corporativos, não festivos, a capacidade fica ampliada para 1.500 pessoas em ambientes fechados e 3.000 em ambientes abertos

Situação da pandemia

As medidas colocadas pelo governador refletem a atual situação da pandemia no Ceará, na tentativa de prevenir que haja uma piora nos índices. Em janeiro deste ano, o Ceará teve 526 óbitos causados por complicações da Covid-19, conforme dados da plataforma Integra SUS.

O registro de mortes pelo novo coronavírus é o maior dos últimos sete meses e só fica atrás de junho de 2021, quando foram contabilizados 1.325 óbitos pela doença no Estado.

Assim como em meses anteriores, a cidade de Fortaleza registrou a maior quantidade de mortes no primeiro mês do ano, com 236 óbitos por Covid, seguida dos municípios de Maracanaú, com 23 óbitos, e Caucaia, com 14 mortes, ambos na Região Metropolitana.

Desde julho de 2021 o Ceará apresentava queda no número de mortes e casos mortes por Covid, reflexo da vacinação da população, iniciada em janeiro do mesmo ano. Porém, com a chegada da variante ômicron, com maior transmissibilidade, que se tornou a predominante localmente, o Estado entrou na terceira onda da pandemia.

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa ágina no Youtubep
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_a

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/