Uma ação integrada das Polícias Civil e Militar realizada, na manhã desta sexta-feira (07), no município de Baturité – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) -, resultou nas prisões de quatro homens envolvidos com o tráfico de drogas na região. Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão.

Foram presos: Claysson Chagas Carneiro, que já responde por tráfico de drogas; Mickaell Ashley Ribeiro da Silva (20), vulgo “Magrão das Armas”, respondeu a um ato infrancional quando adolescente; Carlos Antônio Soares de Sousa (35), vulgo “Cuíca”, sem antecedentes criminais; e Antônio Ricardo dos Santos Evangelista (45), que já responde por extorsão mediante sequestro e porte ilegal de arma de fogo. Com eles, foram apreendidos cerca de R$ 8,6 mil, além de uma quantidade de crack e uma arma de fogo.

De acordo com o delegado Joel Morais, titular da delegacia municipal de Baturité e coordenador da operação, o grupo era investigado há cerca de três meses. “Desde o início do ano, começamos uma investigação referente ao tráfico de drogas em Baturité, nessas investigações nos deparamos com a atuação deste grupo criminoso desarticulado hoje. Todos os presos nesta ação, são envolvidos em uma mesma associação criminosa e cada um deles possui função específica”, detalhou Joel.

Ainda conforme o delegado, entre os presos está Claysson que é apontado como o tesoureiro do bando. Com ele, foi apreendida a quantia de R$ 8,6 mil. O chefe do grupo criminoso foi identificado e é investigado.  “Não medimos esforços para combater a tráfico na região, tendo em vista que esse delito figura na base da pirâmide criminal e tem ligação direta e imediata com roubos e crimes contra a vida, sejam estes por disputa de território ou por dívidas de drogas”, afirmou Joel, ressaltando que as investigações prosseguem.

A operação foi coordenada pela delegacia de Baturité, com o apoio da Coodenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e contou com a participação de cerca de 90 policiais civis e militares divididos em 23 equipes.