De janeiro a maio deste ano, o Samu Ceará recebeu 65 mil ligações. Excluídos os casos de pedidos de informação, mais de 30 mil chamados eram trotes.

De janeiro a maio deste ano, o Samu Ceará recebeu 65 mil ligações. Excluídos os casos de pedidos de informação, mais de 30 mil chamados eram trotes. O número representa quase metade, 46,8%, do total das ligações recebidas. Já os pedidos reais de socorro representaram pouco mais de 40% dos chamados.Você sabia que o número de trotes recebidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Ceará, já é maior do que a quantidade de ocorrências reais? Por trás de cada ligação, deveria haver uma pessoa comunicando um caso real de emergência, mas nem sempre é assim.

E o pior: de acordo com a direção do Samu, o número de trotes já aumentou 10% em relação a 2016. Mas, apesar de todas as técnicas para identificar um trote, todos os dias pelo menos uma ambulância é deslocada para uma ocorrência falsa. Uma situação que pode prejudicar, e muito, um paciente real à espera de resgate.

O Samu 192 atende 128 cidades cearenses. O serviço funciona 24 horas e recebe mais de 600 ligações por dia. Os casos mais atendidos são acidentes de moto, AVC’s e infartos. Os moradores de Caucaia e de Maracanaú são os que mais solicitam o serviço, que conta com 92 ambulâncias e 500 profissionais por dia.