Novas medidas valem a partir de segunda-feira (3)

Foto da Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Pessoas passeiam usando máscara. O comércio do entorno reabrirá a partir da semana que vem

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta sexta-feira (30), a flexibilização das atividades econômicas e religiosas nos fins de semana no Ceará. Com isso, comércio de rua e restaurantes poderão abrir das 10h às 15h aos sábados e domingos. E os shoppings abrirão das 12h às 17h, incluindo praça de alimentação.

O novo decreto vale a partir de segunda-feira (3) —  portanto, o lockdown permanece neste fim de semana (1º e 2 de maio). Aos sábados e domingos, haverá toque de recolher a partir das 19 horas. Os detalhes sobre templos religiosos serão esclarecidos no texto, a ser publicado entre hoje e amanhã, segundo o governador.

As informações foram divulgadas em transmissão ao vivo. “Melhoramos os números, mas estamos em situação de muito alerta. Exige de todos nós muito cuidado”, disse Camilo, enfatizando o risco de um retrocesso.

As medidas anteriores referentes ao período de segunda a sexta-feira permanecem, incluindo toque de recolher das 20h às 5h.

No decreto anterior, já havia ocorrido a liberação das aulas presenciais nas escolas até o 9º ano do ensino fundamental e reabertura de academias e barracas de praia, com limitação da capacidade.

Situação da pandemia no Ceará

Durante a transmissão, o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, apresentou o cenário epidemiológico no Ceará. Ele destacou ser necessário individualizar as medidas de combate à pandemia, considerando que há regiões com mais incidência de casos do novo coronavírus.

Por isso, citou Camilo, o decreto permite a gestores municipais “que possam tomar medidas mais rigorosas de acordo com condições epidemiológicas” regionais.

Segundo Cabeto, o número de internações ainda é elevado, mas houve queda na busca por atendimento em unidades hospitalares. “A redução da procura ainda não se traduziu no número de pacientes internados”, alertou.

O secretário enfatizou que, “embora estejamos com indicadores melhores, não temos uma situação totalmente segura”, acrescentando a necessidade do uso de máscara de proteção e evitar aglomerações.

REGRAS EM VIGOR A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (3 DE MAIO):

  • O Ceará continua em isolamento social, com toque de recolher de segunda a sexta-feira das 20h às 5h;
  • Comércio de ruas e serviços, como restaurantes, funcionam das 10h às 16h, com 25% de capacidade de atendimento. Aos fins de semana, o funcionamento será das 10h às 15h;
  • Shoppings, incluindo praça de alimentação, funcionam das 12h às 18h, com limitação de 25% da capacidade. Aos fins de semana, abrem das 12 às 17h;
  • Toque de recolher, nos fins de semana, das 19h às 5h;
  • Construção civil pode iniciar as atividades a partir das 7h;
  • Atividades físicas individuais podem ser realizadas em espaços públicos e abertos.
  • Aulas presenciais nas escolas estão permitidas até o 9º ano do ensino fundamental


Nossa página no Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber