Rio Boa Viagem começa a receber água nas proximidades da sua nascente após seis anos.

O rio Boa Viagem, com 64Km de extensão, um afluente do rio Quixeramobim, com sua nascente na Serra das Matas, no município de Monsenhor Tabosa, começou a receber nesta terça-feira (13) suas primeiras águas após seis anos de estiagem. A informação foi passada através das redes sociais por moradores da localidade de Massangena, na zona rural da cidade que recebe o nome de Boa Viagem.

De acordo com informações de moradores desta cidade, a última cheia do rio, chegando a alagar várias ruas e avenidas, ocorreu em 2009. Hoje, sua área urbana, onde residem mais de 25 mil moradores, enfrenta o maior colapso hídrico da suahistória. A situação não é mais rave porque o Serviço Autônomo  de Água e Esgoto (SAAE) do Município montou uma operação emergencial.

O Açude Vieirão, de onde a água é captada para distribuição à população urbana, está completamente seco. A opção diante da seca prolongada está na instalação de uma adutora de montagem rápida, ligando ao Açude Umari, no município vizinho, Madalena, todavia, conforme a administração municipal de Boa Viagem, a obra aguarda liberação de recursos para ser iniciada. Com informações Diário do sertão Central.