Viralizou nas redes sociais a imagem de uma miniatura vermelha do Volkswagen Gol ao lado de um casal com nanismo. Vários perfis afirmam que o veículo, equipado com motor, volante e todos os equipamentos necessários para ser conduzido, teria sido fabricado pela montadora alemã a pedido desse casal.

UOL Carros investigou a história e descobriu que a alegação não é verdadeira. A versão pequena do carro foi, de fato, construída pela Volks, mas não sob encomenda de um cliente específico.

Na verdade, o Mini-Gol G5 foi uma das atrações da fabricante na edição de 2008 do Salão do Automóvel de São Paulo, realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista.

Reportagens da época trazem essa informação – procuramos a VW para obter mais detalhes, mas até agora a empresa não respondeu.

Fotos do evento mostram um exemplar amarelo no estande da montadora – sinalizando que a Volkswagen fabricou pelo menos dois exemplares, ambos com quatro portas e espaço para transportar pessoas com até 1,5 metro de altura, aproximadamente.

Circulam imagens na internet do Mini-Gol amarelo, participando de eventos da Volks. Claramente, o projeto foi uma iniciativa de marketing para divulgar o lançamento da quinta geração do carro mais vendido do Brasil naquele período.

Vale destacar que todos os registros que encontramos são do veículo em espaços fechados – para ser utilizado no dia a dia e rodar em vias públicas, a miniatura teria de atender uma série de exigências de segurança previstas em lei, para a respectiva homologação.

Ainda assim, relatos apontam que o veículo nasceu totalmente funcional. Contudo, qual é a verdadeira história por trás das imagens do casal de pequena estatura com o Mini-Gol vermelho?

Douglas Mayzter ao lado do Mini-Gol: ele diz que dirigiu a miniatura durante dois dias no parque catarinense em 2010 - Reprodução

Douglas Mayzter ao lado do Mini-Gol: ele diz que dirigiu a miniatura durante dois dias no parque catarinense em 2010Imagem: Reprodução

Conversamos com Douglas Mayzter, de 52 anos, que aparece com a então companheira Claudya Rocha. Ele esclarece que conheceu o carro há 12 anos no Beto Carrero World.

Mayzter conta que na ocasião os dois trabalhavam no famoso parque de diversões, localizado na cidade catarinense de Penha.

“Todos os dias eu recebo notificações dessas postagens, que nem fui eu quem fez. Em 2010, eu e minha ex-esposa fomos trabalhar no parque e estava estreando o Extreme Show. A Volkswagen era patrocinadora da atração, que usava exemplares em tamanho real do Gol e do Voyage”, relata o artista, deixando claro que não tem qualquer relação com o projeto do míni hatch.

Douglas dá uma volta na miniatura do Gol dentro das dependências do Beto Carrero World, onde trabalha até hoje - Reprodução

Douglas dá uma volta na miniatura do Gol dentro das dependências do Beto Carrero World, onde trabalha até hojeImagem: Reprodução

Ele diz ter dirigido o pequeno Gol durante cerca de dois dias, apenas, e o contato ao volante não foi maior por conta de um problema técnico.

“Em uma das voltas na pista do parque, eu cheguei a ficar sem freio e o Alexandre Murad [atual gestor do parque e filho de Beto Carrero, seu fundador] conseguiu colocar o pé na frente e segurar o carro”.

Douglas e a ex-esposa Claudya conferem a cabine do Mini-Gol, fabricado para divulgar a 5º geração do hatch - Reprodução

Douglas e a ex-esposa Claudya conferem a cabine do Mini-Gol, fabricado para divulgar a 5º geração do hatchImagem: Reprodução

A assessoria de imprensa do Beto Carrero World confirma que o Mini-Gol esteve no local há mais de uma década.

“A miniatura foi exposta por um tempo no Beto Carrero, na época em que a Volkswagen era parceira do antigo Extreme Show. Hoje temos o Hot Wheels Epic Show, no qual miniaturas se transformam em carros de tamanho real”.

Gaúcho de Lagoa Vermelha, Douglas Mayzter não tem um Mini-Gol para chamar de seu, mas guia um automóvel de verdade.

Aos 52 anos, Douglas Mayzter hoje dirige um Honda Fit adaptado; 'Meu sonho é ter um carro elétrico', diz - Reprodução

Aos 52 anos, Douglas Mayzter hoje dirige um Honda Fit adaptado; ‘Meu sonho é ter um carro elétrico’, dizImagem: Reprodução

“Dirijo há muitos anos e atualmente tenho um Honda Fit 2014 automático e adaptado e viajo com ele pelo Brasil todo”, destacando que vai a pé para o trabalho no norte de Santa Catarina.

“Tenho residência em Curitiba [PR], mas moro mesmo aqui em Penha, ao lado do parque”.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram da UOl.

Nossa página no Instagram
https://www.instagram.com/quixeramobim_news/

Nossa Página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/