Inaugurações, competições esportivas, eventos culturais, a escolha da Miss Quixeramobim, missa de ação de graças e partilha do bolo de aniversário com queima de fogos, essas serão algumas das atrações comemorativas dos 228 anos de emancipação política deste município, o mais antigo do Sertão Central.

De acordo com a divulgação feita pela prefeitura de Quixeramobim, a programação teve início nesta segunda-feira (7) com a apresentação do reisado do Mestre Piauí, seguido da Banda de Latas Criança Feliz e do ArtCultura, um show apresentado por professores do Município.

Dentre os pontos altos da comemoração estão a Feira de Negócios de Quixeramobim (FAICQ), promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a prefeitura  e o Festival de Leite (FestLeite), realizado no mesmo espaço, no entorno da Igreja Matriz.

A abertura da FAICQ e do FestLeite ocorre na quinta-feira (10) e segue até o sábado (12), quando haverá o desfile de escolha da Miss Quixeramobim na passarela do espaço de negócios e na manhã seguinte, logo após o passeio ciclístico, o Open Sertão Central de Jiu Jitsu e III Etapa do Cearense de Basquete.

A data do aniversário de emancipação de Quixeramobim é 14 de agosto. Além da sede, o Município tem nove distritos. Sua principal vocação econômica é a pecuária leiteira, considerado o maior produtor do Ceará, mas se destaca também pelo polo fabril de calçados, com mais de sete mil empregos diretos.

Quixeramobim é conhecida também pela sua religiosidade tendo Santo Antônio como padroeiro