Com 115 anos, Maria Araújo da Silva vivenciou a pandemia de gripe espanhola e a do novo coronavírus

idosa vacinada/idosa vacina piauí/idosa vacinada no piauí/idosa vacina covid
Legenda: Atualmente, Maria é cega e não consegue andar em razão da idade avançada, mas não tem nenhuma comorbidade.
Foto: reprodução/TV Clube

Maria Araújo nasceu em Agricolândia, no mesmo estado, em 1906, 12 anos antes da pandemia causada pelo vírus H1N1, que deixou mais de 50 milhões de vítimas entre 1918 e 1920. De acordo com Deuzeline Araújo, de 66 anos, neta da idosa vacinada, a avó ainda era criança e não recorda mais os tempos da pandemia ocorrida no século XX. “Ela era mocinha, do interior, e lá não tinha essas coisas. Talvez tenha pegado uma gripe, mas passou”, brincou.

Atualmente, Maria é cega e não consegue andar em razão da idade avançada, mas não tem nenhuma comorbidade. Ela tem 21 netos, 47 bisnetos, 24 trinetos e dois tetranetos.

Cleide Araújo, de 50 anos, irmã de Deuzeline e neta de dona Maria, atribui a longevidade da mulher à boa alimentação. “Acho que ela comeu muita comida saudável, muita coisa orgânica durante a vida. Não essa alimentação industrializada que temos hoje. Então, o segredo dela é esse: ela gostava muito de feijão”, ressaltou.

idosa vacinada/idosa vacina covid/
Legenda: Maria tem, atualmente, 21 netos, 47 bisnetos, 24 trinetos e dois tetranetos.
Foto: arquivo pessoal

Com a aplicação da vacina em dona Maria, as duas netas, que revezam entre si os cuidados da idosa, sentiram-se aliviadas e felizes. “Eu sei que também tenho idade avançada, mas a minha prioridade é vacinar a vovó”, afirmou Deuzeline, cuja família já foi infectada pelo novo coronavírus. A neta Cleide testou positivo para a doença e teve de passar 32 dias afastadas da avó e da mãe, Margarida, de 86 anos, filha de Maria.

“Eu me afastei. A gente não quer perder ninguém, essa doença é muito triste, perder quem a gente ama. A vovó já passou por tanta coisa… Graças a Deus ela já está vacinada”, comentou.


Nossa página no Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber