Fortaleza registrou o maior volume de chuva de 2017, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo a Funceme, entre as 7 horas e 11h30 desta terça-feira (31), o posto pluviométrico da Aldeota registrou 70.4 milímetros.  A Funceme explica que as precipitações são típicas da pré-estação chuvosa que termina nesta terça-feira.

Pontos de alagamento foram registrados na Rua Raimundo Cunha, no Bairro Vila Velha; na Rua Marcílio Dias, no Bairro Pirambu; no cruzamento da Rua Padre Mororó com Avenida Duque de Caxias e na Avenida Imperador, no Centro da capital, entre ourtos locais.

O trecho da Avenida Heráclito Graça entre as a ruas Barão de Aracati e João Cordeiro ficou tomado de lama e água. O trecho, que recebeu obra de drenagem, o trânsito no local ficou congestionado.

Por causa das chuvas e dos ventos, uma árvore localizada na Rua Manuel Nunes, no Bairro Antônio Bezerra, caiu na via. Ninguém ficou ferido.

Outro ponto de alagamento que gerou congestionamentos foi  o trecho  entre a Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa) e a Avenida Júlio de Abreu, no Bairro Varjota.

​Semáforos​
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informou que oito semáforos tiveram problemas, entre eles, o equipamento da Rua Nunes Valente com Avenida Santos Dumont, no Bairro Aldeota.

Motoristas também relataram que semáforos na Rua Bento Albuquerque, no Bairro Cocó, e na Rua Ararius com Avenida Historiador Raimundo Girão, na Praia de Iracema, ficaram apagados.

A Defesa Civil de Fortaleza informou que, até 9h50, não registrou ocorrências.

​Possibilidade de chuvas​
Ao longo desta terça-feira, a previsão da Funceme é de céu entre nublado e parcialmente nublado com chuvas em todo o estado, no decorrer do dia.
Já na quarta-feira (1º), quando começa a quadra chuvosa, deverá ocorrer nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Ceará ao longo do dia.

Na quinta-feira (2), a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea e na serra da Ibiapaba. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro.

​Chuvas em 41 cidades​
O Ceará registrou chuvas em 41 municípios nesta terça-feira (31) em todo o estado. A maior precipitação foi em Nova Olinda, na Região do Cariri, com 42,0 milímetros. Com informações G1