Para tentar escapar do Afeganistão após o retorno do Talibã, civis se agarraram a lataria das aeronaves que partiam do país

Afeganistão avião USA
Legenda: Os militares não divulgaram um balanço total das vítimas no momento da decolagem
Foto: Reprodução/Twitter

Na ocasião, centenas de afegãos foram até o Aeroporto de Cabul para tentar embarcar em voos para fugir do país após a volta do Talibã ao poder. Pelo menos, cinco pessoas morreram no tumulto.Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento os civis invadem a pista e cercam um avião militar dos Estados Unidos. Algumas pessoas se agarram à aeronave, que levanta voo e, minutos depois, é possível vê-las despencando de milhares de metros de altura.

Avião USA Afeganistão
Legenda: A maior parte da população teme que os insurgentes instaurem o mesmo regime fundamentalista de quando governaram o país entre 1996 e 2001
Foto: reprodução/Twitter

CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO.

A Força Aérea analisará todas as gravações que circulam nas redes sociais do avião de transporte C-17 com pessoas tentando se agarrar a suas asas ou rodas. Outro vídeo mostrou o mesmo avião voando sobre Cabul e o que parecia ser duas pessoas caindo.

“Além de vídeos divulgados e reportagens da imprensa sobre pessoas caindo do avião durante a decolagem, restos humanos foram encontrados no trem de pouso do C-17 quando ele pousou na base aérea de Al Udeid, no Catar”, disse a porta-voz da Força Aérea dos EUA, Ann Stefanek.

“A investigação será exaustiva para que possamos obter todos os fatos sobre este trágico incidente”, acrescentou em nota.

Os militares não divulgaram um balanço total das vítimas no momento da decolagem, nem confirmaram a informação de que uma pessoa foi esmagada sob as rodas da aeronave.

 

Afegãos tentam embarcar em aeronave para fugir do país
Legenda: Cenas divulgadas na internet mostraram caos absoluto nas pistas, com civis lutando para subir nas passarelas ou escadas que levavam aos aviões
Foto: reprodução/Twitter

VOOS DE EVACUAÇÃO RETOMADOS

Um dia após cenas de caos e desespero serem registradas no aeroporto internacional de Cabul, no Afeganistão, o local retomou os voos de evacuação nesta terça-feira (17).

 

Avião americano com 640 pessoas a bordo saindo do Afeganistão
Legenda: Imagem da Força Aérea dos EUA mostrou interior de avião com 640 pessoas sendo evacuadas do país afegão
Foto: Capt. Chris Herbert/US Airforce/AFP

 

No domingo (15), o avião C-17 Globemaster III, da Força Aérea dos Estados Unidos, evacuou 640 afegãos da capital Cabul em direção ao Catar. A operação de voos foi suspensa no aeroporto na segunda-feira, logo após milhares de pessoas invadirem o campo de aviação para fugir do território afegão.

Um diplomata afirmou à agência de notícias Reuters que pelo menos 12 voos militares partiram do local. Ainda conforme a agência, um avião da força aérea indiana evacuou mais de 170 pessoas, incluindo o embaixador da Índia no Afeganistão.

 

Avião indiano com pessoas a bordo
Legenda: Um avião da Índia evacuou do país nesta terça-feira (17)
Foto: AFP

 

 

Avião indiano com fila de pessoas para sair do Afeganistão
Legenda: Força Aérea da Índia já evacuou mais de 170 pessoas do território afegão
Foto: AFP

 

Já a embaixada da França no país comunicou que um avião militar também decolou do local com cidadãos franceses, sem informar um número de pessoas. “A França está implementando os meios necessários para garantir a proteção de nossos compatriotas”, informou.

Segundo a AFP, oficiais britânicos preveem retirar entre 1,2 mil e 1,5 mil pessoas do Afeganistão por dia.

 

Avião Britânico no Afeganistão com soldados entrando
Legenda: Grã-Bretanha enviou 900 soldados de volta ao Afeganistão para ajudar nas repatriações
Foto: Justin Tallis/AFP

 

TALIBÃ NO PODER

As tentativas de fuga do Afeganistão ocorrem desde a retomada do poder pelo Talibã. No domingo (15), o presidente Ashraf Ghani deixou o país, e o palácio presidencial foi tomado pelo grupo extremista, que retomou o controle do território 20 anos depois.

A tomada de Cabul ocorreu muito antes do previsto pelos EUA — serviços de inteligência estadunidenses estimavam que o Talibã chegaria à capital afegã em setembro, podendo tomar o poder em novembro.

O grupo foi retirado do poder em 2001 pelos EUA, que atacaram o Afeganistão em reação aos atentados de 11 de setembro de 2001, que derrubaram as Torres Gêmeas.

Em fevereiro de 2020, o então presidente americano, Donald Trump, assinou acordo de paz com o Talibã, o qual previa retirada total das tropas do Afeganistão até abril deste ano. Joe Biden, atual presidente, manteve o acordo, mas adiou a saída completa para o fim deste mês.

A maior parte das forças lideradas pelos EUA saiu do Afeganistão em julho. O Talibã, então, aproveitou-se da retirada, avançando rapidamente pelo país e conquistando todas as províncias e a capital Cabul em menos de duas semanas.

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber