Em mais uma ofensiva realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) no combate às atividades ilícitas na região do Sertão Central cearense, profissionais de segurança da Delegacia Regional de Senador Pompeu e do Departamento de Polícia do Interior Sul (DPI-Sul) realizaram a prisão de Jorge Jonny Bandeira (33). Além de participação no tráfico de drogas no Ceará e ser foragido do Estado de Goiás, o investigado é primo de Carlos Odeon Bandeira (34), vulgo “Jow”, que participou do resgate de presos na Cadeia Pública de Milhã, Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20), no dia 12 de dezembro do ano passado. Na ocasião, um policial militar foi morto pelos criminosos.
De posse de informações acerca do envolvimento de Jonny em crimes na cidade de Milhã e pelo seu grau de parentesco com “Jow”, os policiais civis constataram que ele possuía um mandado de prisão em aberto em Goiás, onde foi preso, em 2016, com 100 quilos de maconha, quando seguia para Fortaleza. Inclusive, os entorpecentes pertenciam a “Jow”.  Quando se encontrava recolhido em uma unidade prisional do Estado respondendo pelo delito, Jonny conseguiu fugir meses após a prisão. Foi, então, como parte das investigações visando prender todos os envolvidos no resgate cometido na cadeia pública, que os policiais civis cearenses descobriram a localização do foragido da Justiça e o prenderam, nessa segunda-feira (26). Embora parente de Carlos Odeon, não há indícios de participação do suspeito no resgate ocorrido no ano passado.
No Ceará, ele já possuía passagens por tráfico de drogas em 2007, na cidade de Iguatu (AIS 21), e, em 2008, foi preso por porte ilegal de arma de fogo. Já, em 2009, foi preso com o seu primo “Jow” e um terceiro comparsa pela então Delegacia de Narcóticos (Denarc) da PCCE, no bairro Mondubim (AIS 09). O grupo utilizava de um lava-jato para realizar a distribuição de drogas, que eram trazidas da região Norte do Brasil, mas que eram produzidas na Bolívia, Peru e Colômbia. Atualmente, o infrator traficava drogas na região do Sertão Central. Ele foi encaminhado para a sede da Delegacia Regional de Senador Pompeu e agora está à disposição da Justiça