Bombeiros militares e brigadistas do PrevFogo combateram dois incêndios florestais, de grandes proporções em duas fazendas no distrito de Uruquê, em Quixeramobim.
Duas semanas após o fogo destruir uma área de 67 hectares na zona rural de Quixadá, o Corpo de Bombeiros voltou a registrar incêndios em áreas de vegetação no Sertão Central. Dessa vez, neste sábado (7) o fogo atingiu 450 hectares.
Uma das áreas, de 250 hectares, pertence à Fazenda Normal, do Governo do Estado. Os outros 200 hectares, são de uma propriedade particular, a Fazenda Santa Mônica. As duas fazendas ficam localizadas no distrito de Uruquê, no município de Quixeramobim.
De acordo com o major Haroldo Jorge Gondim, comandante do quartel do Corpo de Bombeiros em Quixeramobim, o primeiro incêndio, na Fazenda Santa Mônica, foi noticiado à corporação por volta das 12h30.
Uma hora após a guarnição composta por sete bombeiros militares, com o auxilio de brigadistas do PrevFogo do Ibama, conseguirem debelar o incêndio na propriedade particular outra queimada atingiu a Fazenda Normal, queimando cercas, pastos e plantações de milho e de palmas.
Dessa vez os trabalhos prosseguiram até por volta das 21 horas. O objetivo do Corpo de Bombeiros era evitar que o fogo atingisse residências, outras propriedades e causasse riscos à vida humana.
Os brigadistas realizaram os trabalhos de isolamento da mata, para evitar a expansão do fogo para outras áreas da caatinga, muito seca nesta época do ano. Mesmo assim bombeiros e brigadistas continuam alerta. Ainda existem focos de fogo naquela região
Os brigadistas PrevFogo do Ibama utilizam bombas costais para abrir faixas de isolamento na mata e evitar que o fogo se alastre.
A vegetação na região está completamente seca. Qualquer descuido pode incendiar toda a mata.
Causas
Sobre as causas dos incêndios, tanto o Corpo de Bombeiros como a coordenação do PrevFogo informaram ser necessária a realização de perícia técnica, todavia, o mais provável é a ação humana, de queimadas para limpeza de terrenos, ou de lixo. Entretanto, moradores relataram que o fogo partiu das margens da CE-060. A rodovia estadual dá acesso a Quixeramobim.
Para apagar as chamas nas duas propriedades o Corpo de Bombeiros utilizou 10 mil litros de água. A corporação continua vigilante. O telefone de urgência é 193.
Com informações Diário Sertão Central
Nos acompanhe pelo o Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?utm_source=ig_profile_share&igshid=pjuhc4khqvfh
Curta nossa página no Facebook