O Comitê Gestor da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú reconheceu como crítica a situação do seu aporte após o período chuvoso deste ano no Ceará. A análise foi divulgada no site oficial da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) uma semana após a reunião realizada no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) em Quixadá.

De acordo com a divulgação feita pela Cogerh, dentre as alternativas encontradas para minimizar o problema, dos escassos recursos hídricos, considerando-se a necessidade primária e primordial do abastecimento humano, foi a hidroponia e a produção em ciclo fechado. A proposta foi feita pelo professor do IFCE, Rinaldo Cavalcante.

Ainda conforme dados da Cogerh, a sub-bacia do Banabuiú é a segunda das 12 monitoradas pelo órgão estadual com menor volume hídrico. Atualmente está com apenas 3,74% da sua capacidade, superior apenas a da bacia do Baixo Jaguaribe, com 1,34%.Todavia, se comparada a capacidade de armazenamento, a bacia do Banabuiú está com volume superior a do Salgado e da Serra da Ibiapaba.

Na reunião, com a participação de 46 instituições membros do Comitê e mais 34 convidados, também foram escolhidos os novos dirigentes do Comitê da Sub-Bacia do Banabuiú. Os nomes eleitos para compor a direção foram: Sérgio Pinto da Cunha para presidente, Francisco Almir Frutuoso Severo, vice-presidente, José Cláudio da Silva para secretário e Vicente Honorato da Silva secretário-adjunto. Com informações Diário do Sertão Central.

O açude Arrojado Lisboa, situado em Banabuiú, está atualmente com menos de 1% da sua capacidade