Desde a quarta-feira (18) a água voltou a correr no rio Piranji, enchendo açudes e trazendo alegria

Após quatro dias as chuvas retornaram à região Centro do Estado. Desde o intervalo das 24 horas da última terça-feira (17) para quarta (18), quando a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 122 milímetros em Ibaretama, o céu permaneceu parcialmente nublado até o início da noite do domingo (22), quando ocorreram precipitações acima dos 50mm em Quixadá e Choró.

Chuvas se concentram no Sertão Central e Vale do Jaguaribe; Quixadá é destaque com 66 mm

Entretanto, o destaque nesta região continua sendoIbaretama, mesmo com 33mm de sábado para domingoMoradores do distrito de Piranji apontamnos seus pluviômetros acima dos 70mm naquela localidade distante cerca de 20Km da sede do Município. A água continua correndo no rio que dá nome àquele lugarejo, atraindo os moradores da região para o banho no afluente com nascente no distrito de Daniel de Queiroz, em Quixadá.

Além do balneário formado na vila de Piranji, com a barragem da água, um pouco mais acima, cerca de 1,5Km, na Fazenda Lagoa de Pedra, os moradores estão se reunindo na passagem molhada para um bom banho, ao mesmo tempo apreciarem acorredeira. As chuvas de abril até encheram o açudeda propriedade rural, armazenando 4 milhões de m³. A água será suficiente para três anos explicou um dos proprietários, Leonardo Mota.

A passagem molhada da Fazenda Lagoa da Pedra, em Piranji, se tornou novamente ponto de lazer

Leonardo Mota recebe os amigos à margem do rio para comemorarem o retorno das águas

Em 2015, a barragem da fazenda havia secado. Com o retorno das chuvas, a fatura vai voltar à região, com muito feijão, milho, legumes e peixes. Os rebanhos de gado, de ovinos e de caprinos vão poder engordar sem susto e nem preocupação, destaca o agricultor Gilberlânio Nascimento. Para comemorar o retorno dos bons tempos se reuniu com os amigos ao lado da corredeira do Piranji.

Antes de desaguar no Oceano Atlântico, entre Beberibe e Fortim, o Piranji está trazendo alegria ao sertão

Fonte: Diário Sertão Central 

👍🏻Curta nossa página no Facebook 👇🏻

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/