O volume atual do Açude Quixeramobim é 5,95 milhões/m³, o equivalente a 75,48 % da sua capacidade

As chuvas do fim de semana no Centro do Estado foram abaixo da expectativa dos moradores da região, todavia, os 24 milímetros apontados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em Quixeramobim no intervalo das 7h da manhã do domingo para as 7h desta segunda-feira (30) foram suficientes para deixar a população desta cidade em estado de alerta, com a possibilidade de a barragem sobre CE-060 ficar mais próxima de atingir a sua cota máxima e sangrar.

última vez em que a água transbordou pelas 15 comportas na extensão de 240 metros da ponte foi no início de abril de 2011. Pelo monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o nível se mantém o mesmo dos últimos dias. Entretanto, conforme os dados captados diariamente, desde 21 de abril a cota vinha baixando. Com a recarga deste fim de semana retornou ao nível do dia 27. Ainda faltam os mesmos 81 centímetros para a lamina d’água ultrapassar a barragem.

Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Quixeramobim desde o dia 18 a água da barragem homônima voltou a ser captada para a Estação de Tratamento e distribuída para a população da cidade. A recarga está aliviando o racionamento de mais de ano para mais de 15 mil consumidores. O reservatório tem oficialmente capacidade para 7,8 milhões de m³.

A última vez em que a água ultrapassou as 15 comportadas da barragem na CE-060 foi em 2011

Fonte: Diário Sertão Central

👍🏻Curta nossa página no Facebook 👇🏻

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/