O cantor e compositor Belchior morreu na noite deste sábado, 29, em Santa Cruz do Rio Grande do Sul, aos 70 anos. Familiares confirmaram o falecimento, entretanto, não informaram a causa da morte.
O corpo deve ser trazido para o Ceará ainda hoje.
O sepultamento deve ocorrer em Sobral.
Governo do Ceará fará trasladodo corpo de Belchior.
Em nota, o governador Camilo Santana decretou luto oficial de três dias no Estado e reconheceu a importância de Belchior para a música brasileira.
Confira a nota na íntegra:

“Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cantor e compositor cearense Belchior. Nascido em Sobral, foi um ícone da Música Popular Brasileira e um dos primeiros cantores nordestinos de MPB a se destacar no País, com mais de 20 discos gravados.
O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará.
Que Deus conforte a família, amigos e fãs de Belchior.
O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias.

Camilo Santana
Governador do Ceará”

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio também divulgou nota de pesar.

“A cultura musical cearense e de todo o País, assim como outras expressões das nossas artes, perde uma das suas mais marcantes personalidades. Não há como aferir o tamanho dessa perda que, infelizmente, encerra um longo e grave período de ausência de Belchior entre nós.
É hora de nos solidarizarmos com os parentes, amigos e fãs, dentre os quais me incluo, alem de manifestarmos a nossa eterna gratidão por este cearense ter trazido ao mundo uma poesia transcendente em todos os seus aspectos.

Roberto Claudio Rodrigues Bezerra

Prefeito de Fortaleza”

A Associação Cearense de Imprensa também se manifestou em nota.

“A Associação Cearense de Imprensa (ACI) expressa seu pesar pelo falecimento do cantor e compositor cearense Belchior.
Suas canções constituem um legado representativo para a Música Popular Brasileira”.