O terceiro maior açude do Ceará, o Arrojado Lisboa, em Banabuiú, já recebeu 29 milhões m³ este ano.

As chuvas dos últimos dias em regiões de afluentes que desaguam no rio Banabuiú estão trazendo alegria novamente para a população da cidade homônima, onde está localizado o Açude Arrojado Lisboa, terceiro maior do Ceará. Os outros são o Castanhão e o Orós. De 5,43% de volume de água no início do ano saltou para 7,25% nos últimos dias. São 29 milhões de metros cúbicos a mais conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

A reposição também vai melhorar a lavoura e a pecuária dos moradores ribeirinhos do Arrojado Lisboa. Muitos já estavam desolados, na expectativa de o açude vir a atingir a sua pior cota, como ocorreu em junho de 2015, quando ficou com apenas 1,21%, segundo o administrador do reservatório, Ariston Queiroz.

A última vez em que o Arrojado Lisboa havia atingido uma situação tão crítica foi no período de 1997 a 2001. Três anos depois, o reservatório voltou a acumular água, e, em 2004, sangrou.

De acordo com o gerente regional da Cogerh, da Bacia do Banabuiú, Paulo Ferreira, a recarga deste ano é suficiente para encher a Barragem de Quixeramobim três vezes. A represa tem capacidade para 7,8 mi de m³. Atualmente está com 21,89 %.

Com informações Diário Sertão Central

Nos acompanhe pelo o Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?utm_source=ig_profile_share&igshid=pjuhc4khqvfh

Curta nossa página no Facebook

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/