Banabuiú

Representantes da Secção de Fortaleza do Exército Brasileiro se reuniram na manhã desta quarta-feira (1º) com motoristas de Banabuiú da operação carro-pipa.  A reunião debateu as condições de funcionamento do programa e discutiu os problemas que estariam atrapalhando o andamento da operação.

O encontro foi mediado pelo prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, e o secretário de agricultura, recursos hídricos e meio ambiente, Romário Lima. Cerca de 20 motoristas de um total de 32 cadastrados de Banabuiú estiveram no encontro. O sargento Ricardo e o cabo Pedro, do Exército, explicaram a situação do programa aos motoristas.

“Não é um programa que oferta água para tudo. É um programa emergencial, para garantir a água para matar a sede do povo e as necessidades mais básicas”, falou Sargento Ricardo.

Os motoristas reclamam de que estão há meses com o salário atrasado. Em alguns casos o atraso já dura cinco meses. A Operação carro-pipa é de responsabilidade do Governo Federal, por isso, a situação é de responsabilidade da União. Na reunião de hoje o exército admitiu falhas devido à alta demanda de pagamentos a serem realizados. Edinho Nobre destacou que a prefeitura está disposta a ajudar no fortalecimento da iniciativa que, por mês, entrega quase 700 carradas d’água na cidade.

“A gente quer ser parceiro para resolver a situação porque estamos com o nosso carro do PAC rodando direto. Mas a gente quer eficiência. Queremos ver a rota de cada carro e saber quem é o dono, porque são muitas reclamações e a gente quer a prefeitura para ajudar”, detalhou o prefeito.

Uma comissão com membros do sindicato dos agricultores, da igreja católica, com autoridades comunitárias, funcionários da secretaria municipal foi formada para acompanhar o andamento legal da operação na zona rural. O Exército se comprometeu a acompanhar ainda mais de perto o problema.