O curso capacitará 1.400 novos soldados da Polícia Militar.
O governador Camilo Santana participou, nesta segunda-feira (03), da aula inaugural do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (PM/CE). A aula foi ministrada pela vice-governadora Izolda Cela, foi iniciado as 9;00 horas, da manhã desta segunda-feira, no Centro de Eventos do Ceará, 15 alunos de Quixeramobim participaram do curso de formação para PM.

O curso foi realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e capacitará, nessa primeira turma, 1.400 candidatos. As aulas foram ministradas na sede da Aesp, e em outras 11 unidades da Polícia Militar, distribuídas em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.

O curso de formação profissional possui carga horária de 1.020 horas/aula, formatadas com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (Senasp/MJ), e inclui aulas teóricas e práticas de diversas áreas como: sociedade, ética e cidadania; tiro policial defensivo; direitos humanos; polícia comunitária; gestão de conflitos e eventos críticos; defesa pessoal; técnica policial militar; atendimento em emergências médicas e direção veicular aplicada a atividade policial militar, entre outros conhecimentos que preparam o novo soldado para o policiamento ostensivo e preventivo das ruas.

Sobre o concurso
O concurso para soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi lançado pelo Governador Camilo Santana em julho de 2016, ofertando um total de 4.200 vagas, que serão distribuídas em três turmas, com previsão de convocação até o ano de 2018.

A primeira etapa do concurso foi realizada em Fortaleza, no dia 25 de setembro de 2016, e contou com a participação de 70.133 candidatos. Já na 2ª Etapa, os candidatos passaram por inspeção de saúde, com exames médico, biométrico, odontológico e toxicológico. O curso de formação profissional é a terceira etapa do certame e incluirá ainda avaliação psicológica, avaliação de capacidade física e investigação social.