Mutum-pinima é um dos pássaros mais raros e ameaçados de extinção do mundo. Analistas conseguiram até gravar o canto da ave

ave
O desmatamento e a caça são as principais razões pelas quais o mutum-pinima é uma das espécies mais ameaçadas em todo o mundo ( Foto: WikiAves )

Uma das aves mais raras e ameaçadas de extinção do mundo, o mutum-pinimafoi encontrado por pesquisadores na região do mosaico do Gurupi, interior do Maranhão, neste mês de dezembro. A espécie, pertencente à família dos cracídeos, não era vista por analistas ambientais desde o final da decada de 1970, ou seja, há aproximadamente 40 anos.

De acordo com Diego Mendes, analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) do ICMBio, os pesquisadores não econtraram apenas um, mas dois dois exemplares da espécie, sendo um macho e uma fêmea. Os especialistas do ICMBio, inclusive, chegaram a gravar um áudio com o canto da ave. Clique aqui para ouvir.

desmatamento e a caça são as principais razões pelas quais o mutum-pinima é uma das espécies mais ameaçadas em todo o mundo. A criação em cativeiro é uma das maneiras mais “eficientes e comprovadamente reconhecidas” para a preservação da espécie, informa o ICMBio.