André Fernandes, é o mais votado para deputado federal no Ceará em 2022
O candidato André Fernandes (PL), 24 anos, foi o mais votado para deputado federal, no Ceará. O resultado das eleições de 2022 foi anunciado na noite deste domingo (2). Veja abaixo um perfil de André Fernandes.
Apoiador de Jair Bolsonaro, André Fernandes foi eleito deputado federal com 229.509 votos. Em 2018, ele já havia se destacado no cenário político ao ser o deputado estadual mais votado do Estado, com 109.742 votos, aos 20 anos.
Em seu perfil no site da Assembleia Legislativa do Ceará, André Fernandes diz que sempre defende “a família, os bons costumes, a polícia, o cidadão de bem, a legítima defesa, lutando pela redução de impostos, contra a ideologia de gênero, o aborto, as drogas, o politicamente correto e as inversões de valores”.
André Fernandes apoia e foi apoiado pelo atual presidente Jair Bolsonaro. — Foto: Redes sociais/Reprodução
Nascido em Iguatu, no interior do Ceará, André Fernandes é graduado em ciência política, com pós-graduação em gestão pública. Ele começou a ganhar projeção pela publicação de vídeos humorísticos nas redes sociais.
Em seguida, ele passou a postar conteúdos políticos, principalmente com críticas aos governantes da oposição e apoio a Jair Bolsonaro. Após o anúncio da apuração dos votos neste domingo (2), André agradeceu aos eleitores pelo resultado. “O Federal mais votado do Ceará, obrigado 229 mil vezes”, publicou o deputado federal eleito.
Episódios polêmicos
Em 2020, os deputados da Assembleia Legislativa do Ceará aprovaram a suspensão por 30 dias do mandato do deputado estadual André Fernandes — à época, filiado ao Republicanos — por quebra de decoro parlamentar, após o parlamentar acusar, sem provas, o colega Nezinho Farias (PDT) de integrar facção criminosa. Foram 29 votos sim, 11 não e 4 abstenções. “Os senhores estão prestes a retirar o mandato de 30 dias de um deputado que não roubou, não se corrompeu, não xingou, ameaçou, não agrediu”, disse em plenário na ocasião da votação.
Publicação do deputado estadual André Fernandes no Twitter, feita em 11 de fevereiro de 2020. — Foto: Redes sociais/Reprodução
Já em 2021, o então deputado estadual cearense André Fernandes foi condenado a pagar indenização de R$ 50 mil à jornalista Patrícia Campos Mello, depois de publicar nas redes sociais ataques machistas contra a jornalista da Folha de São Paulo. A decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo foi assinada pelo juiz Vitor Frederico Kümpel.
Também em 2021, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ingressou com uma ação contra André Fernandes por suposta prática de nepotismo. As investigações apontam que ele indicou dois parentes para cargos no seu gabinete na Assembleia Legislativa.
Ele, inclusive, entrou em acordo com o MPCE, e pagou R$ 1 mil de multa. O acordo foi firmado em 19 de agosto de 2021, pelo juiz da 12ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da capital cearense.
No começo de 2022, uma investigação conduzida pelo MPCE revelou uma denúncia que o deputado André Fernandes (PL) mantém uma funcionária fantasma na Assembleia Legislativa do Ceará. Veja no vídeo acima. À época, ele afirmou em nota que a funcionária precisou cumprir um estágio em uma academia do curso universitário que fazia e que a contratação da funcionária “se deu de forma regular, sem comprometimento ao vínculo de assessora parlamentar, tampouco prejuízo a administração pública”.
Nossa página no Instagram
https://www.instagram.com/quixeramobim_news/
Nossa Página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg
Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/
Deixe um comentário