A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realizou, nesta sexta-feira (29), mais uma campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea. A ação contou com a presença de alunos, professores e servidores da Instituição de Ensino.

A iniciativa contou com o apoio do projeto Aesp Social e do ambulatório da Academia, e teve o objetivo de conscientizar os profissionais de segurança pública sobre a importância do ato que pode salvar vidas, além de promover o incentivo para que a doação de sangue seja um hábito. De acordo com o diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan Andrade, esta é a 3ª edição da campanha na sede da Aesp. Ele falou com orgulho do engajamento da comunidade acadêmica.

“É muito gratificante ver nossos colaboradores, professores e alunos, futuros policiais civis, participando dessa ação. A segurança pública não é somente a atuação operacional, a polícia não é somente repressiva, nós também temos um papel social a cumprir e, como instituição formadora, a Aesp também tem o dever de promover a cidadania e a solidariedade. Esperamos poder ajudar muitas pessoas com esta campanha e que muitas vidas sejam salvas”, ressaltou Nartan Andrade.

Servir o próximo

Amanda Palácio de Morais Nogueira é aluna do grupo 1 do Curso de Formação e Treinamento Profissional para o cargo de inspetor, e doou sangue pela primeira vez. A advogada falou sobre a alegria de participar deste momento. “É muito gostosa a sensação de estar fazendo o bem. Ajudar o próximo não nos custa nada, basta querer. Doar sangue é uma ação simples, indolor, e que carrega um poder de cidadania e compaixão imensa”, declarou a aluna.

A futura policial civil também destacou a importância desta atividade no ambiente escolar durante o curso de formação profissional. “Por meio desse tipo de ação solidária, acredito que a polícia estabelece uma indispensável sincronia com seu labor – o serviço à comunidade -, reforçando ao cidadão e ao futuro policial (aluno) a função do policial como guardião e protetor da coletividade. Formando novos agentes comprometidos e conscientes de seu papel cidadão e social, e ganhando cada vez mais a confiança da população por meio também de ações sociais, a polícia se fortalece enquanto instituição responsável pela segurança pública, de forma sincrônica e eficiente”, pontuou Amanda.

Parceria

A Assistente Social do Hemoce, Eliane Lima, ressaltou a importância desta iniciativa para incentivar novos doadores e manter os estoques dos bancos de sangue das unidades do Hemoce no Estado. “Essa parceria é sempre bem-vinda. Isso faz com que as pessoas se interessem por doar. Até porque nós sabemos que hoje o tempo das pessoas é muito corrido, e quando o Hemoce está dentro da instituição facilita mais para aquelas pessoas que já são doadoras e também para aqueles que têm o desejo de doar, mas que por conta do tempo muitas vezes fica impossibilitado de comparecer até um posto do Hemoce. Estivemos aqui, em 2021, e tivemos um resultado bem satisfatório, além disso hoje, mais uma vez, nós esperamos sair daqui com um bom número”, frisou Eliane.

Hemoce

O Hemoce é um equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e está estruturado e organizado para atender a população cearense em todo o território estadual com serviços regionalizados e atendimento descentralizado aos 184 municípios e toda a população do Ceará. A partir do Hemoce, a hemorrede estadual garante a cobertura transfusional a todos os leitos do SUS no estado, além de atendimento a outras demandas, totalizando mais de 450 estabelecimentos hospitalares e ambulatoriais com mais de 18.000 leitos atendidos.

Seja doador

Para ser doador, o voluntário precisa estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O termo está disponível no site do hemocentro.

Agendamento

Neste momento de pandemia, o Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 – WhatsApp.

Coletas externas

O Hemoce realiza coletas de sangue itinerantes em Fortaleza e no interior do Ceará. As coletas externas podem ser agendadas com o setor de Captação de Doadores do Hemoce de cada hemocentro. Em Fortaleza a solicitação pode ser feita pelo telefone (85) 3101.2300 ou e-mail captacaohemoce@gmail.com

Nossa página no Instagram
https://www.instagram.com/quixeramobim_news/

Nossa Página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/