Outro tipo de golpe que a Polícia Civil de Morada Nova tem identificado é praticado da seguinte forma: a vítima divulga o anúncio da venda de algum bem (pode ser um veículo, um terreno, ou outro objeto) e informa seu número de telefone whatsapp; a partir daí, o criminoso inicia o contato e conta alguma história fictícia, de modo a fazer com que a vítima, para fechar o negócio, faça algum tipo de teste, como a transferência de um determinado valor para uma conta ou PIX indicado pelo estelionatário.

Um detalhe é que, normalmente, a conta ou PIX fornecido pelo golpista para transferência do valor é em nome de TERCEIROS, visando a dificultar a identificação do criminoso. Outra dica é que tais pessoas sempre procuram evitar encontros presenciais ou fornecer maiores informações pessoais.

Após a transferência de valores para o golpista, o indivíduo cessa o contato com a vítima e não atende mais ligações nem retorna mensagens; então, a vítima se dá conta de que caiu em um golpe.

Importante ressaltar que nesse tipo de fraude o criminoso por vezes faz se passar por alguém conhecido da vítima, sempre com alguma história de que mudou seu contato e, inclusive, consegue uma foto da pessoa pela qual se identifica, para dar maior credibilidade à sua história.

Oportuno ainda informar que há relatos de criminosos se passando por pessoas públicas, como o Prefeito Vanderley Nogueira de Morada Nova, colocando até mesmo uma foto obtida na internet no perfil de whatsapp.

Dessa forma, orienta-se novamente a adotar cautelas antes de concluir a negociação e efetuar qualquer depósito ou transferência, como por exemplo uma chamada de vídeo, buscar checar a procedência do interessado e, caso se trate de alguém que se identifique como pessoa de seu relacionamento, perguntar sobre coisas e assuntos que somente aquela pessoa teria conhecimento.

Por fim, importante lembrar que, durante esse tipo de contato com desconhecidos, não é recomendado que se forneça dados pessoais nem códigos de qualquer tipo que porventura sejam enviados ao seu celular, nem clicar em links suspeitos, pois os criminosos podem se utilizar de tais dados para fins ilícitos.

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa ágina no Youtubep

https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_a

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/