Crise hídrica em Milhã: Açude Jatobá em nível crítico
A crise hídrica em Milhã, no Sertão Central do Ceará, tem se intensificado com a baixa no nível do açúcar Jatobá, principal reservatório de água do município. A estiagem prolongada já afeta diretamente os moradores da cidade, comprometendo o abastecimento de água, que, embora ainda não tenha sido interrompido, está em situação crítica.
O prefeito Alan Macêdo (PSB) tem liderado ações emergenciais para enfrentar os efeitos da seca. Entre as medidas estão a contratação de carros-pipa e a abertura e limpeza de poços artesianos, buscando minimizar os impactos na população.
Na última terça-feira (19), o prefeito recebeu o gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Paulo Ferreira, responsável pela Regional da Bacia do Banabuiú, sedeado em Quixeramobim. Paulo garantiu que o Governo do Estado está empenhado em manter o abastecimento da cidade. “O Governo do Estado, por meio da @cogerh e da @sohidrace, está apoiando iniciativas inovadoras à ampliação da oferta hídrica, garantindo o abastecimento da sede do município”, escreveu o gestor nas redes sociais.
Outro ponto de destaque é o projeto Malha D’água , que beneficiará Milhã em sua etapa inicial, prevista para o primeiro trimestre de 2025. O projeto visa ampliar e diversificar as fontes de abastecimento hídrico no estado, trazendo retorno para a população da chamada ” Terra do Leite”.
No início desta semana, a prefeitura criou uma Comissão Especial de Enfrentamento à Crise , encarregada de planejar e executar medidas emergenciais. A atuação conjunta entre as esferas municipal e estadual reforça a necessidade de medidas urgentes e permanentes para lidar com os desafios fiscais pela estimativa prolongada.
Enquanto isso, os moradores enfrentam dificuldades, aguardando soluções que assegurem o acesso à água e mitigem os impactos da crise. A união de esforços entre o poder público e a comunidade será essencial para superar mais este desafio no semiárido cearense.
Nossa página no Instagram
https://www.instagram.com/quixeramobim_news/
Nossa Página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg
Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/
Deixe um comentário