Homem cria Arara como animal de estimação na localidade de Uruquê em Quixeramobim.

 

 

Também conhecida como Arara-Azul-e-Amarela, a Arara Canindé é um pouco menor do que outras Araras e possui uma plumagem bastante colorida, mas predominantemente azul e amarela, como o nome sugere. Sua face é branca e possui riscas pretas ao redor dos olhos. O alto da cabeça é verde e o bico preto. Como todas as aves da espécie possuem dedos longos como garras.

A Arara vive solta e dorme todas as noite no terreiro da casa do dono.

Rafael mora em uma fazenda na localidade de Uruquê a 15 km, de Quixeramobim, ele cria uma Arara como animal de estimação a ave não tem um nome, ele apenas chama de Arara.

Tudo começou quando Rafael trabalhava em uma fazenda e cuidava de um casal de Araras Canindé, devido a convivência com os bichos, em um certo dia Rafael seguia para sua casa quando derepente o susto, as aves que são criadas soltas seguia ele em sua moto até chegar em sua residência.

Como ele cuida muito bem dos bichos o fazendeiro deu as Araras de presente para Rafael, uma das aves morreu após uma cobra de veado ter comido uma das aves em um viveiro onde dormia, foi dai que Rafael decidiu não colocar mais a ave no viveiro e passou a viver solta. A ave possui registro e um chip, que foi colocado em uma das asas.

Quando Rafael sair para trabalhar, ele tem que se esconder para que o animal não vá atras dele, a equipe do Quixeramobim News não podia chegar muito perto de Rafael pois a ave têm muito ciumes de seu dono.
A Arara segue o dono e pousa em um luga e fica esperando ele voltar.

Ela se alimenta de girassol, castanha e mingal, o dono afirma acorda cedo com ela mexendo no telhado e chamando pelo o seu nome, quando esta com fome.

A Arara vive solta e acompanha o seu dono para todo lugar. “Ela fica me esperando em um lugar alto. Por onde que eu passo, ela me vê. Às vezes eu até me espanto e fico olhando para trás”, disse Rafael. A ave fica dentro de casa junto com toda família, mais só ele que pega nela. Eles criaram e deixar o animal no terreiro. Todos os dias de manhã come, e sai para passear, voa o dia inteiro.

Veja o video