Ícone do site Quixeramobim News

Ventania de até 85 km/h derruba árvores e danifica residências no Interior do Ceará

De acordo com a Funceme, o evento é atípico, mas pode ter sido provocado por ventos descendentes das bases das nuvens

Estruturas de casas foram danificadas pela força dos ventos 
Uma ventania de até 85 km/h causou danos a residências e derrubou árvores na tarde desta segunda-feira (21), no bairro Padre Vieira, na cidade de Viçosa do Ceará, distante 348 quilômetros de Fortaleza.De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o evento é atípico, mas pode ter sido provocado por ventos descendentes das bases das nuvensque se formaram a partir das condições meteorológicas especiais que apareceram no local e no momento propício.

“A região serrana pode, pelo fator da orografia [estudo das montanhas], facilitar o surgimento de um fenômeno como esse. Houve uma conjunção de fatores meteorológicos favoráveis (umidade do ar mais elevada e convergência de ventos) no local, que facilitaram a ocorrência da ventania e os danos observados”, afirma supervisor da unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.

Segundo a Escala de Beaufort, que é usada na Meteorologia para medir a intensidade e danos dos ventos, o fenômeno registrado em Viçosa do Ceará deve ter atingido o grau 9, que o caracteriza como ventania forte. Nesta intensidade, as rajadas de vento podem provocar danos em árvores e pequenas construções.

Temporada de ventos

A temporada dos ventos fortes no litoral do Ceará tem auge nos meses de agosto e setembro. Nestes meses, os ventos são ainda mais intensos, com médias de 14km/h e 16,3km/h, respectivamente. Depois disso, até dezembro, as médias ficam na casa dos 14km/h. No segundo semestre todo, o litoral do Ceará pode registrar rajadas de vento de até 60 km/h.

Sair da versão mobile