Espécie chamada besouro bombardeiro miúdo é popularmente conhecida como potó; IEF garante que para prevenir maior proliferação é necessário não combater predadores.

Besouros se acumulam principalmente em espaços externos às residências, próximo a alguma fonte de iluminação

Uma infestação de besouros conhecidos tem incomodado moradores da cidade de Quixeramobim, no Sertão Central. A espécie chamada cientificamente de besouro bombardeiro pode provocar queimaduras caso libere líquidos na pele humana e causa mau cheiro, segundo especialistas. Já tem relatos de pessoas da cidade que sofreram ferimentos leves, e a incidência dos bichos nos comércios, praças, escolas e hospitais tem prejudicado até a economia da cidade, segundo empresários.

De acordo com o entomologista Fernando Barbosa, os potós são larvas subterrâneas que são atraídas para a superfície quando o clima está quente e úmido, registrado em Quixeramobim nos últimos dias. “Eles encontram condições ideais para se reproduzirem, e isso acaba estimulando este surto populacional, que ocupa espaços inclusive nos ambientes urbanos”, explica.

O especialista afirma que os besouros têm aparecido em quantidades acima do normal, e que todos anos a cidade não registra o problema. Os insetos estão em praticamente em todos os espaços. Além de se concentrarem próximo a postes e luminárias na parte externa do campus, os besouros também estão dentro do prédio.

Cuidados a serem tomados

Uma das consequências que mais preocupa a população em relação à alta incidência de besouros é a queimadura provocada por ele quando há contato com a pele humana. Os moradores contam que não é a primeira vez que o inseto invade a cidade de Quixeramobim.

“Isso incomoda muito, já vi muita criança queimada, mesmo que não fere muito. A noite a gente não consegue dormir bem, porque tem que colocar algodão no ouvido com medo dos bichos entrarem dentro da orelha da gente”, lamenta uma dona de casa.

Vítimas do besouros dizem sentir ardência e coceira com queimadura — Foto: Gil Oliveira/G1

Vítimas do besouros dizem sentir ardência e coceira com queimadura

Segundo o entomologista Fernando Barbosa, apesar de incomodarem, as larvas são praticamente inofensivas e não causam problemas de saúde. Apenas o líquido que liberam quando apertados contra uma superfície é que pode provocar as queimaduras leves. “Quando eles soltam um líquido quente com algumas substâncias é que podem provocar queimaduras nas regiões mais sensíveis da pele humana”, esclarece.

A previsão é de que a infestação seja amenizada nos próximos sete dias, quando os besouros devem retornar ao habitat natural deles. O entomologista afirma que existem algumas dicas para que a convivência com o inseto seja menos incômoda.

“Dentro de casa, evitar manter lâmpadas acesas, na parte externa e interna. Evitar também pressionar o besouro sobre a pele, porque quando aperta ele responde e libera a substância, que causa a queimadura”, diz Barbosa.

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa ágina no Youtubep
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_a

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/