O governo federal publicou, nesta sexta-feira (18), a medida provisória que autoriza a liberação do saque extraordinário do FGTS aos trabalhadores com contas ativas ou inativas.


Os saques de até R$ 1.000 poderão ser feitos entre 20 de abril e 15 de junho, segundo Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, que falou durante a cerimônia de lançamento do programa, nesta quinta-feira.

O saldo ficará disponível para retirada até o dia 15 de dezembro. Segundo Guimarães, cerca de R$ 30 bilhões serão liberados para os 42 milhões de brasileiros beneficiados com a medida.

A MP também considera que os valores que estiverem bloqueados na conta vinculada do FGTS do trabalhador, caso o mesmo tenha solicitado saque-aniversário, por exemplo, não ficarão disponíveis para o saque extraordinário.

 

Caso a pessoa tenha mais de uma conta vinculada, a prioridade é para as relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo, e depois as demais, seguindo o mesmo critério do saldo.

Confira o calendário abaixo:

Nascidos em janeiro recebem em 20/04 (quarta-feira)
Nascidos em fevereiro recebem em 30/04 (sábado)
Nascidos em março recebem em 04/05 (quarta-feira)
Nascidos em abril recebem em 11/05 (quarta-feira)
Nascidos em maio recebem em 14/05 (sábado)
Nascidos em junho recebem em 18/05 (quarta-feira)
Nascidos em julho recebem em 21/05 (sábado)
Nascidos em agosto recebem em 25/05 (quarta-feira)
Nascidos em setembro recebem em 28/05 (sábado)
Nascidos em outubro recebem em 01/06 (quarta-feira)
Nascidos em novembro recebem em 08/06 (quarta-feira)
Nascidos em dezembro recebem em 15/06 (quarta-feira)

Como consultar valores e sacar o FGTS

O trabalhador tem três caminhos para consultar seu saldo do FGTS: SMS, correspondência ou pelo aplicativo para smartphone.

A Caixa envia uma carta com as informações a cada dois meses para o endereço residencial cadastrado do trabalhador. Para receber o SMS, é necessário aderir ao serviço via aplicativo. Também é possível pedir a informação pelo 0800 726 01 01.

Nossa página no Instagram
https://www.instagram.com/quixeramobim_news/

Nossa Página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/