Prefeito decretou estado de calamidade pública na cidade após os estragos causados pela precipitação.

Uma chuva forte fez um canal transbordar, formando um rio com correnteza nas ruas da cidade de Barbalha, no interior do Ceará, na manhã desta quarta-feira (13). Vídeos feitos por moradores mostram os pontos de alagamento, que impediu o tráfego de veículos e de pessoas.

Devido aos estragos causados pela precipitação que começou na madrugada de terça-feira (12) e se intensificou nesta quarta, o prefeito de Barbalha, Guilherme Sampaio, decretou na manhã de hoje estado de calamidade pública no município.

O documento, também autoriza a “mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução” e “a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre”.

Durante a precipitação, as vias do Centro do município ficaram entre as mais atingidas, entre elas a Avenidas José Bernardino e a Avenida General Costa Cavalcante. Além disso, estabelecimentos e residências ficaram alagadas.

Conforme o Hospital São Vicente de Paulo, um condutor que estava trafegando sentido Barbalha-Jardim foi atingido por uma barreira que desmoronou durante a chuva e precisou de atendimento médico. “Ele teve apenas ferimentos leves, está consciente e orientado”, disse o hospital.

O universitário Marcos Aurélio, que mora no Bairro Malvinas, afirma que os alagamentos abriram um buraco em frente a casa dele, mas a água não chegou a invadir a residência. Por conta da precipitação e dos alagamentos, o jovem não conseguiu chegar ao ponto de ônibus que transporta estudantes para Juazeiro do Norte.

“Tive que voltar, pois não tive como passar. Muitas pessoas foram afetadas na nossa cidade, pois não tinham condições de enfrentar os alagamentos”, disse o jovem.

De acordo com João Santos, morador da cidade, um carro que estava estacionado na Avenida Gustavo Barroso, no Bairro Cirolândia, foi arrastado pela água. O motorista não estava no veículo no momento do ocorrido. Quando a chuva parou, o automóvel foi retirado do local com a ajuda de moradores.

De acordo com dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, a cidade teve chuva de 51 milímetros, entre 19h de terça e 7h de quarta-feira.

 

Nossa página no Instagram
https://www.instagram.com/quixeramobim_news/

Nossa Página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/