Sete anos após a sua desativação o Tiro de Guerra (TG), unidade de formação de atiradores do Exército Brasileiro voltará a funcionar em Quixadá. A prefeitura deste Município já comunicou ao Comando da 10ª Região Militar o seu interesse em disponibilizar o serviço militar para os jovens desta cidade do Sertão Central. Por tradição, o prefeito é nomeado o presidente do TG.

A prefeitura de Quixadá não informou mais detalhes acerca do retorno do Tiro de Guerra à cidade. O prefeito Ilário Marques destacou, entretanto, a sua importância para o exercício da cidadania. Muitos jovens têm interesse de seguir a carreira militar e o recrutamento é uma experiência importante para quem se alista no serviço militar.

Em 2012, dois anos após ser desativo, a delegacia regional da Polícia Civil começou a ser construída no seu pátio e inaugurada dois anos depois. O antigo prédio, onde ao seu lado foi construído o estádio municipal, segundo o historiador João Eudes Costa, foi sede da prefeitura de Quixadá. Nele foi instalado o primeiro TG de Quixadá e do Sertão Central, em 1914.

Primeiro Tiro de Guerra de Quixadá na antiga prefeitura em 2014. Foto > Acervo de João Eudes Costa

O prédio ainda existe. Está situado atrás da delegacia da Polícia Civil. Entretanto, antes da unidade policial do Estado começar a funcionar as esquadrias, peças dos  banheiros e até as telhas foram furtadas.

Hoje, nesta região, apenas o Tiro de Guerra de Quixeramobim está em atividade. Recentemente, os atiradores do TG da cidade vizinha escoltaram a imagem de Santo Antônio pelas ruas na procissão de encerramento das festividades do seu padroeiro. A participação dos recrutas do Exército se tornou tradição. Outra data importante é o 7 de setembro, quando também participam do desfile da Independência.