Ícone do site Quixeramobim News

Site do Detran segue com instabilidades um dia após lançamento da CNH popular no Ceará

O órgão não deu prazo para a solução do problema, mas informou que a área técnica já está solucionando

Legenda: Ao todo, foram disponibilizadas 25 mil vagas para o Ceará
Foto: Agência Brasil

Ao Sistema Verdes Mares (SVM), a gerente de atendimento e gestão de CNH do Detran-CE, Luziânia Lima, informou que o site opera com instabilidades devido à pressão da alta demanda, mas a área técnica já está resolvendo a situação desde a noite desta quarta. Ela não informou, contudo, o prazo para a solução do problema.

“A instabilidade é devido a grande demanda no site. O Detran está organizando. Ontem à noite, na madrugada, já estava se regularizando”, informou.

Diário do Nordeste tentou acessar o site nesta manhã, mas o sistema estava indisponível até a publicação desta matéria.

Sobre a dificuldade de realizar o agendamento, ela explicou que cada município possui um quantitativo determinado de vagas. Na Capital, serão 5 mil oportunidades.

Para o Interior do Ceará, foi estabelecido que será uma habilitação para cada 326 habitantes, totalizando 20 mil vagas para 183 municípios cearenses. Além disso, critérios de estruturas de trânsito das cidades podem gerar uma demora na disponibilidade para determinado local.

Segundo o Detran, todos os municípios serão contemplados até o fim de 2002. Mas, nas próximas semanas, começarão a ser beneficiados apenas aqueles que já estão municipalizados.

O Diário do Nordeste solicitou ao órgão a relação de cidades que já esgotaram o benefício e o quantitativo de cada e aguarda retorno.

QUEM TEM DIREITO À CNH POPULAR NO CEARÁ?

CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA

  • Beneficiários do programa Bolsa Família.
  • Pessoas com deficiência.
  • Egressos do Sistema Penitenciário.

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS:

  • Número de habitantes.
  • A cidade possuir autarquia de trânsito ou ter processo/pedido aberto de municipalização do trânsito local.
  • Número de veículos registrados x de pessoas habilitadas.

COMO SE CADASTRAR

Após entrar no site do Detran-CE, é preciso clicar na opção “habilitação” e depois em “CNH popular”. Em seguida, escolhe o formato de acesso (primeira habilitação); informa o CPF e confirma. Um formulário aparece em seguida onde devem ser preenchidos os dados do candidato.

A seguir, é preciso anexar os documentos como comprovante de residência, identidade, NIS e o CPF. Após confirmação do cadastro, o pedido será analisado por uma comissão e o andamento do processo pode ser acompanhado pelo site.

Conforme o governo do Estado, o número de ofertas de CNH Popular representa um recorde de distribuição em um só ano. Foram quase 140 mil documentos desde o começo do programa estadual.

No fim de agosto, o governador comunicou por meio das redes sociais o retorno da iniciativa no segundo semestre deste ano.

COMO FUNCIONA 

O programa Carteira de Motorista Popular foi criado em 2009. Ele permite o acesso de pessoas de baixa renda à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente.

O programa vale para a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (automóvel). Quem se habilita na categoria A recebe um capacete, garantido através da Lei Nº 15.931 de dezembro de 2015.

Fonte Diário do Nordeste

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber

Sair da versão mobile