O percentual conta os 11% anunciados no ano passado com 22,24% incrementados neste ano.

Professores de Fortaleza aumento de 33,24% no salário, conforme reajuste do piso anunciado pelo Governo Federal. — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Professores de Fortaleza aumento de 33,24% no salário, conforme reajuste do piso anunciado pelo Governo Federal. — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Os professores de Fortaleza vão receber um aumento salarial de 33,24%, conforme o reajuste do piso definido pelo Governo Federal. O prefeito da capital cearense José Sarto (PDT) anunciou a concessão nesta quinta-feira (27). Além dos 11% que já haviam sido concedidos pelo Município para este ano, haverá o incremento de 22,24%, para totalizar o reajuste de 33,24%.

Sarto informou que o projeto de lei com a determinação do aumento será enviado à Câmara Municipal, para discussão entre os vereadores de Fortaleza, na próxima semana.

Em 2021, a Prefeitura já havia anunciado reajuste de 11% para todo o funcionalismo público, e com a definição do aumento de 33,24% para os profissionais da educação, a diferença passa a ser de 22,24%. O ajuste começa a constar na folha de pagamento a partir do mês de março, incluindo valores retroativos a janeiro, estima o governo municipal.

“Esses 22,24% significam R$ 278 milhões a mais na folha anual que estamos, legitimamente e merecidamente, investindo na educação de Fortaleza. Acrescentando o valor anterior de 11%, vamos ter um impacto de R$ 421 milhões. Temos uma saúde fiscal que permite esse aumento responsável e vamos pagar aos professores os 33,24%”, disse o prefeito de Fortaleza.

A secretária de Educação, Dalila Saldanha, explica que o processo é possível por meio das verbas específicas da educação, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), e a partir disso, municípios e estados se adequam aos planos de cargos e carreiras.

“Com esta iniciativa, que é uma concessão merecida e justa ao grupo do magistério, a gente busca cumprir com toda a legislação em torno do piso nacional da categoria. Também buscamos garantir as condições de trabalho do professor. A Prefeitura tem reformado e construído escolas e tem investido na formação dos professores. Um exemplo recente é a abertura de mil vagas para mestrado e doutorado. Tudo isso faz parte do programa de valorização que a Prefeitura vem investindo e ampliando para esses profissionais”, detalhou Dalila.

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa ágina no Youtubep
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_a

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/