Por volta das 07h20min o policiamento local de Pedra Branca foi solicitado pelo agente penitenciário para se fazer presente a Cadeia Pública, pois os detentos estavam quebrando as grades das celas para tentar empreender fuga em massa.

Após uma tentativa anterior de fuga frustrada, a Juíza Titular da comarca de Pedra Branca expediu, como medida preventiva e provisória, uma Determinação Judicial que cancelava a visita aos presos, por este motivo os detentos se rebelaram, os mesmos estariam enfurecidos e alegavam que não aceitariam o cancelamento da visita.

Os detentos começaram a quebrar a Cadeia, fazendo ameaças ao policiamento local e familiares, afirmando que sabiam onde os policias moravam. Os mesmos também desferiram diversas vezes palavras de baixo calão contra os policiais e começaram a jogar pedaços de concretos, ferros, agua quente contra o policiamento e agentes penitenciários, que teve que efetuar disparos com munições menos letais para impedir a progressão dos detentos após os mesmos estourarem as celas e o portão que dá acesso ao pátio interno da cadeia. Após ficarem sem munições menos letais, o policiamento passou a realizar disparos de contenção para o alto e na parede.

Vale salientar que a equipe da viatura CP 9051 da cidade de Irapuan Pinheiro se fez presente em tempo hábil, bem como os policiais de folga, cujo apoio foi de grande importância no controle dos presos até a chegada das equipes de controle de distúrbios do GAPE e GOE e duas equipes do COTAR, que conseguiram conter os detentos e restabelecer a situação dentro da Cadeia Pública.